Advertisement

Facebook

Antúlio Madureira na Pré - estréia do Projeto Cultura Livre em São Paulo

O projeto Cultura Livre SPcriado em outubro de 2011 ocupa culturalmente espaços públicos da capital durante a primavera e o verão, é realizado em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, com a Secretaria da Saúde, o Departamento de Águas e Energia Elétrica e a APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte.
A iniciativa leva música, teatro, dança, circo e oficinas de arte para crianças a diferentes regiões da capital até dezembro. As sextas, as apresentações são na Praça da Esperança do Hospital de Clínicas (Zona Oeste), que recebe atrações instrumentais como a do multi-instrumentista Antúlio Madureira.

Um artista completo, de ouvido absoluto, Antúlio Madureira, hoje é conhecido como um descobridor dos sons. Ele cria, recria e aperfeiçoa seus próprios instrumentos, a partir de objetos comuns. A pesquisa de novos sons e de novos timbres para ele sempre existiu, o que conta é o prazer da descoberta, é provar que se pode chegar a novos sons através de objetos simples e inusitados, que jamais teriam como fim a composição musical.
Antúlio Madureira apresentará um trabalho armorial, que se encontra com o popular e o erudito.  São sequências, combinações de sons, intensidades e timbres diferentes. Sua usina de som vem da base do serrote, da cabala, do marimbau de lata, da marimbaça, entre tantos outros apetrechos musicais que fazem o trabalho de Madureira se transformar em puro encanto.

Nas mãos desse Artesão dos Sons, um “serrote” de marcenaria executa a Área das Bachianas n° 5, e com a “Marimbaça” executa o Trenzinho do Caipira, ambos de Villa Lobos. O virtuosismo de Antúlio prossegue ao encontrar sons no “Pífano”, uivos das matas brasileiras através dos “Tubos Sonoros”, num passeio pelas diversas manifestações musicais nordestinas e brasileiras, passando do lirismo ao bendito até os entusiasmados frevos pernambucanos.

Colaboração: Luciana Madureira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...