Advertisement

Facebook

Agência Condepe/Fidem lança livro “Itapetim – Ventre Imortal da Poesia” reúne versos de 270 poetas itapetinenses

Redescobrir a alma sertaneja, por meio dos versos dos poetas, sejam conhecidos ou anônimos, do município de Itapetim, no Sertão do Pajéu é o mote do livro “Itapetim – Ventre Imortal da Poesia”, escrito pelo professor Marcos Roberto Nunes Costa, juntamente com o advogado Saulo Estevão da Silva Passos. A segunda edição da obra, será lançada neste sábado (07), às 16h, pelo Centro de Estudos de História Municipal (CEHM), no restaurante Arriegua. 

Na primeira edição publicada em 2008, foram contemplados 204 poetas itapetinenses. Esta nova, agora ampliada, conta com a participação de 270 poetas. A publicação é mais um registro da história, geografia e etnografia do município. O livro, integra a Coleção Tempo Municipal, do Centro de Estudos de História Municipal (CEHM), da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem).

Centro de Estudos de História Municipal (CEHM)- Criado em 1976, atualmente vinculado a Agência Condepe/Fidem, tem a finalidade de congregar pesquisadores e historiadores para resgatar, divulgar e preservar a história municipal pernambucana. As atividades do CEHM compreendem o fomento à publicação de obras de historiadores municipais, o reconhecimento de documentação de natureza histórica relativa aos municípios, divulgação de trabalhos e pesquisas históricas, além da proposição de medidas para preservação da memória das cidades pernambucanas, contribuindo para que a população conheça o passado de suas urbes.

O CEHM conta com 100 volumes publicados, distribuídos em cinco coleções, um periódico e um CD gravado. As coleções são Biblioteca Pernambucana de história;Tempo Municipal;Cronologia Pernambucana, com 18 volumes escritos por Nelson Barbalho que narram a história do litoral ao sertão do período de 1500 até o ano de 1831; Documentos Históricos Municipais e a História da Imprensa de Pernambuco. Este último contém 14 volumes publicados e escritos por Luiz do Nascimento. A revista História Municipal também integra as publicações realizadas pelo CEHM, possui nove volumes e é composta por diversos artigos sobre temas municipais.

SERVIÇO:
Lançamento livro "Itapetim – Ventre Imortal da Poesia”.
Data: 07/09/13
Horário: 16h
Local: Restaurante Arriegua - Rua General Polidoro, nº 982 - Cidade Universitária. 

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...