Advertisement

Facebook

VI Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco une especialistas e gestores para discutir o tema


Descrição da imagem

De 12 a 18 de agosto acontecerá a VI Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, com o tema “Patrimônio cultural e políticas públicas: (des) envolvimento e desafios”. A ação promovida pela Diretoria de Preservação Cultural da Fundarpe, em parceria com o Iphan, a Prefeitura do Recife e a Pós-graduação em Antropologia da UFPE busca “difundir o diálogo sobre o patrimônio cultural pernambucano, integrando a sociedade no tema”, conta a coordenadora do evento, Renata Echeverria.

Dentro da semana, acontecerão atividades variadas (exposições, mesas redondas, seminários, encontros, ações educativas, celebrações), no Iphan, no Teatro Arraial e na UFPE. Além de visitações a museus e prédios históricos e ações educativas em duas escolas públicas. Também dentro da educação patrimonial, os alunos do Ginásio Pernambucano farão um passeio-aula no barco-escola da Prefeitura do Recife, ao longo do Rio Capibaribe.

Seminário - O Seminário Patrimônio Cultural e Políticas Públicas: (des) envolvimento e desafios que acontecerá de 13 a 16 de agosto, trará especialistas renomados da área, como Rafael Winter Ribeiro (UFRJ), Alexandre Delijaicov (USP), Tânia Bacelar (UFPE) e Carlos Fernando de Moura Delphin (Abaixo os demais participantes). Dentre os temas que serão discutidos estão: as políticas públicas e o acesso às fontes de cultura; a emergência das novas tecnologias da informação e comunicação no âmbito da preservação do patrimônio cultural; as transformações, usos e pertencimentos da paisagem cultural e as distintas formas de uso, de representação e de ocupação do território das cidades no contexto das novas urbes.


A abertura e o encerramento do seminário contarão com apresentações artísticas dos Patrimônios Vivos de Pernambuco: Arlindo dos 8 Baixos, Camarão e Mestre Galo Preto.

Esta é a sexta edição da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco que surgiu em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17 de agosto). Esta edição traz a comemoração também dos 40 anos de criação da Fundarpe, o que, além de evocar a celebração, é mais um motivo para trazer a tona o diálogo e a reflexão em relação às políticas de preservação cultural do Estado. 

Para participar do seminário “Patrimônio Cultural e Políticas Públicas: (des)envolvimento e desafios” é necessário realizar inscrição. Preenchendo ESTE formulário e enviando para o email: semanapatrimonio@gmail.com

Acesse AQUI a programação completa. 

Participam também do seminário: 

Ana Clara Mourão Moura (UFMG) | Julieta M. Vasconcelos Leite (UFPE) | Ana Rita Sá Carneiro Ribeiro (UFPE) | Roberto Montezuma (UFPE/CAU) | Júlia da Rocha Pereira (Porto Digital) | João Braga - Secretário de Mobilidade e Controle Urbano da Prefeitura do Recife | Jurema Machado- Presidente do Iphan | Frederico Mendonça - Presidente do Ipac-BA | Fernando Cabral - Presidente do IEPHA-MG .

Informações: ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...