Advertisement

Facebook

Coluna Cuide-se! Deixar para lá?



Fazer sexo sem camisinha e deixar para lá está fora de moda. Se você passou por alguma situação de risco não fique esperando e faça o teste para AIDS, Sífilis e Hepatite B e C.

O que são os testes?
                São testes que permitem dizer se a pessoa tem o vírus da AIDS, Hepatite B e C ou se está com Sífilis. No caso da AIDS alguns resultado saem na hora, basta alguns minutos. Já nos casos de Hepatite e Sífilis os exames são realizados em laboratório e o resultado fica pronto com 15 dias. 


Qual a importância de fazer esses testes?
                Quanto antes melhor! Caso um desses testes der positivo você inicia o tratamento na hora certa, o que trará mais qualidade de vida. Em caso de gravidez será possível prevenir a infecção do bebê. Fique atento, o SUS oferece assistência total e de graça. É importante saber que AIDS tem tratamento e que Sífilis e as Hepatites têm cura.

Quem deve fazer os testes?
                Para qualquer pessoa que passou pelas seguintes situações de risco: manteve relação sexual (oral, vaginal ou anal) sem camisinha; teve alguma doença sexualmente transmissível (DST) ou tuberculose; compartilhou agulhas ou seringas.

Onde fazer?
                Em uma Unidade de Saúde ou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), ligue 136 ou acesse www.aids.gov.br para tirar suas dúvidas.

Como se transmite o HIV, o vírus da AIDS?


ASSIM PEGA

Sexo oral, anal e vaginal sem camisinha; compartilhando agulhas ou seringas; a mãe infectada pode transmitir para o filho (gravidez, parto ou amamentação).

ASSIM NÃO PEGA

Sexo com camisinha; compartilhando talheres e copos; aperto de mão ou abraço; doação de sangue; masturbação a dois; piscina, no banheiro, pelo ar, pelo suor e lágrimas. 

Lembre-se, o HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e pelo leite materno. 

Fique atento, fique sabendo e CUIDE-SE.
Dayvison Hebert

Referência: Cartilha Fique Sabendo, Ministério da Saúde



Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...