Advertisement

Facebook

V Encontro de Bois de Arcoverde anima o sábado na cidade


Uma das prévias mais tradicionais e culturais de Arcoverde, movimentou a cidade na tarde de sábado (02). O V Encontro de Bois de Arcoverde arrastou dezenas de foliões que se concentraram na Praça do São Geraldo e sairam pelas ruas em meio a bois, Emas, ursos e toda uma fauna do carnaval da cidade em direção ao largo da Cecora. 
 

A Banda Filarmônica Joaquim Belarmino Duarte, animou e puxou o cordão de 15 agremiações assim como as pessoas que dançavam e acompanhavam o cortejo pelas ruas.

 As crianças de modo particular são um retrato da importância de se manter a cultura cada vez mais viva na nossa cidade. Elas acompanhavam empolgadas ao frevo que era tocado com direito a sombrinha na mão e passo no pé com os pais atrás tomando conta.

Ao chegar ao largo da Cecora, o Grupo No Toque na Lata da Fundação Terra que abriu a festa com instrumentos reciclados. Em seguida , os brincantes fizeram as suas apresentações como acontece anualmente e o homenageado Edvaldo Alves da Silva, o “Véi do Urso Pé de Lã”, um dos mais atuantes carnavalescos da nossa cidade e grande responsável pela manutenção da cultura dos ursos de carnaval falou da emoção de ter o seu trabalho reconhecido e recebeu das mãos de Draiton Moraes (Presidente do COCAR) um troféu comemorativo ao V ENCONTRO DE BOIS.

O evento ainda teve sorteio e distribuição de prêmios às pessoas que contribuíram para a realização do Encontro além dadistribuição de lanche para os brincantes.

Alberone da Rabeca, também subiu ao palco com um instrumento feito por eles mesmo,  pelo Mestre Cícero Gomes e por Valete, Jadson André e Wellington Santos. No repertório, o grupo apresentou frevos, cocos e encerrou com um belo pout-pourri de cirandas, que levou todos a formarem uma grande roda, certamente em louvação ao belo momento cultural que ali ocorria.

Participaram do evento os Bois Cafuné, Milagroso, Divino, Brasil, Pajeú, Maracatu, Lulu, da Help, Milagroso; os Ursos Pé-de-lã, Pingo, Zé Colméia e do Alto do Cardeal e a Boneca Emília, além dos Jaraguás de Paulo Rogério.

O V ENCONTRO DE BOIS foi realizado pelo COCAR – Coletivo Cultural de Arcoverde e contou com apoio da Prefeitura Municipal, da Fundação Terra, do Centro Integrado de Cultura e Arte – CINA (responsável pela decoração), do Programa de Primeira Categoria (Independente FM) e do Vereador Luciano Pacheco.

A segurança e o acompanhamento do evento ficaram a cargo da Polícia Militar de Pernambuco, do Conselho Tutelar e do Grupo de Socorristas Voluntários.
Confira mais imagens:
 





Informações: Amannda Oliveira/COCAR

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...