Advertisement

Facebook

Secult-PE e Fundarpe lançam Concurso de Pôster Festival Pernambuco Nação Cultural

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Concurso de Pôster Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC) até o dia 6 de março. Promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, o edital vai selecionar o pôster que será utilizado na identidade visual do FPNC Mata Norte. O evento marca o início da temporada 2013 dos festivais que percorrem todo o estado com atividades de difusão e formação cultural.

O autor do pôster vencedor receberá um prêmio de R$ 2,5 mil. As obras criadas para o concurso devem dialogar com elementos que constituem a identidade cultural da região, berço de diversas manifestações da nossa cultura popular. O maracatu, o cavalo marinho, o coco de roda, as bandas centenárias e a ciranda são apenas algumas tradições do rico repertório cultural da Mata Norte. “A consagração e o fortalecimento dos diversos brinquedos populares de Pernambuco são missões da política pública de cultura e, especialmente, do FPNC. O concurso de pôster também é uma iniciativa neste sentido, mas que busca fortalecer e dialogar também com outras linguagens artísticas como o design e as artes visuais”, destaca Fernando Duarte, secretário de cultura do Estado.

InscriçõesAs inscrições podem ser realizadas até 06 de março, pessoalmente na sede da Secult/Fundarpe (Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista) ou pelos Correios (via Sedex). Os participantes devem ser pernambucanos natos ou comprovar, no mínimo, um ano de residência no Estado. Cada concorrente pode enviar até dois trabalhos inéditos, formatados de acordo com as regras presentes no edital.

SeleçãoA comissão de seleção será formada por membros da Secult-PE/Fundarpe e por profissionais de notório saber nas áreas de Design e Artes Visuais. O resultado será divulgado nos sites da Fundarpe (www.fundarpe.pe.gov.br), no blog do Festival (www.fpnc.org) e também publicado no Diário Oficial do Estado.

Para a assessora de Design & Moda da Secult-PE, Cecília Pessoa: “O concurso é  mais um instrumento para potencializar a atuação da Assessoria, criada há um ano, e que tem como objetivos fomentar o setor no Estado e estabelecer elos culturais entre designers e a sociedade. Para além do valor estético e da informação, o intuito é fortalecer identidades, gerar pertencimento”, aponta.

Novos ConcursosO edital da Mata Norte é apenas a primeira fase do Concurso. Novos editais serão abertos ao longo do ano para selecionar pôsteres que representarão as identidades visuais de cada nova etapa do FPNC. Em 2012, 10 edições do festival foram realizadas.

“Já reconhecido como celeiro de bons ilustradores e designers gráficos, Pernambuco ganhará uma diversificada mostra da produção gráfica contemporânea. Uma transparente e democrática ferramenta de diálogo entre o Festival e artistas de todas as regiões do Estado. A expectativa é, ao fim do ano, após a realização de todos os festivais previstos para 2013, termos uma série de pôsteres, com possibilidade de circulação no formato de exposição”, comenta o coordenador do FPNC, Leo Antunes.

Para acessar o edital, clique aqui.

Para acessar os anexos, clique aqui.

Informações: Fundarpe

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...