Advertisement

Facebook

Garanhuns recebe Cine Sesi Cultural neste final de semana


O Cine Sesi Cultural está completando 10 anos. E Pernambuco, mais uma vez, integra o roteiro de estados que recebe o projeto itinerante de cinema em ano tão especial. Aqui serão contemplados mais 16 municípios do interior. Na programação, serão projetados três curtas nacionais e três longas-metragens, sendo dois brasileiros e uma animação americana, iniciando sempre às 18h30. O Cine Sesi Cultural é realizado pelo SESI e idealizado pela diretora de criação da Aliança Comunicação e Cultura, Lina Rosa Vieira. A edição deste ano em Pernambuco começou em janeiro na cidade de Goiana e já passou por Igarassu e Ribeirão. Neste primeiro final de semana após o recesso de Carnaval, o projeto aporta no município de Garanhuns (22, 23 e 24 de fevereiro), com projeções na praça Guadalajara. Em seguida, vai para  Gravatá (01, 02 e 03 de março), São Caetano (08, 09 e 10 de março) e outras cidades como Iati, Santa Cruz do Capibaribe, Pesqueira, Palmeirina, Buíque, Dormentes, Floresta, Salgueiro, Xexéu e Surubim.

O Cine Sesi é diversão levada a sério. Porque é formação de público e socialização de um bem cultural, a sétima arte; uma espécie de “cinema de guerrilha”. Em seu décimo ano, o projeto continua levando cinema a lugares que não possuem salas de projeção em funcionamento. Ao longo de uma década de projeto, o Cine Sesi já passou por 603 cidades do interior – algumas dessas cidades mais de uma vez - de 11 estados do País, atingindo mais de quatro milhões de pessoas. Só no estado de Pernambuco, nas edições passadas, foram mais de 100 municípios contemplados, reunindo um público de mais de 800 mil pessoas. Esta edição acontece entre janeiro e maio de 2013.

Os filmes são exibidos ao ar livre em área cedida ao Sesi, em acordo com a prefeitura local. Como cinema combina com pipoca, serão distribuídos sacos de pipoca para o público. Ao proporcionar a experiência cinematográfica dentro da comunidade, o Cine Sesi comprova que há espaço para a inserção de equipamentos que tornem as exibições periódicas. O projeto tem como intenção ainda proporcionar ao interior do País, que tanto inspira as produções de cinema nacional, a possibilidade de se enxergar na grande tela, num belo espelho de culturas, cenários, histórias e personagens semelhantes ao povo do lugar; abrir a possibilidade para uma viagem inusitada diante de outras experiências e lugares”, reflete Lina Rosa.

Em cada um dos três dias de exibição serão apresentados um curta e um longa-metragem para a população presente. Os curtas são Tyger (SP), O céu no andar de baixo (MG) e Pajerama (SP); e os longas, O Homem do Futuro (SP), Eu e meu guarda-chuva (SP) e Enrolados (EUA). Entretanto, nas cidades de Poção e Santa Cruz do Capibaribe, em vez de ser exibido o filme Eu e meu guarda-chuva, será projetado o longa O Palhaço (SP).
Oficinas – Durante os cinco meses em que o Cine Sesi circula por Pernambuco, serão oferecidas oficinas de Stop Motion nas cidades de Buíque e Salgueiro. Os participantes da oficina vão produzir um curta-metragem, que será exibido no circuito pernambucano. Em Buíque, a oficina acontece de 25 de fevereiro a 2 de março. Já em Salgueiro, as aulas serão na comunidade quilombola de Conceição das Creoulas, entre os dias 4 e 9 de março.
QUALIDADE TÉCNICA - Os filmes são apresentados em altíssima definição digital. O som possui três vias de dois mil watts e projetor Hi-Light Xenon de dois mil watts, além de cinemascope, o que permite boa visualização e audição a uma distância de até 25 metros. Tudo isso garante o elevado padrão de qualidade técnica e de conteúdo das projeções.

CRITÉRIOS DA CURADORIA - A escolha dos longas é pautada pelas seguintes exigências: filmes com bom padrão de qualidade técnica e de conteúdo, tendo a sexta-feira como espaço para a comédia, o sábado voltado para a reflexão e o domingo para o encontro da família; além de filmes que ainda não foram exibidos em canais de TV abertos; filmes que fazem parte da produção de cinema nacional prioritariamente ou que valorizem profissionais brasileiros e  filmes que caibam na indicação de todas as idades (levando em consideração o fato de as exibições serem ao ar livre).

SERVIÇO:
Cine Sesi Cultural
Local: Praça Guadalajara
Horário: a partir das 18h30
Entrada Gratuita

Programação:
Sexta: curta-metragem Tyger (SP) e longa Eu e meu guarda-chuva (SP)
Sábado: curta-metragem O céu no andar de baixo (MG) e longa O Homem do Futuro (SP)
Domingo: curta-metragem de animação Pajerama (SP) e longa Enrolados (EUA).
Informações: ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...