Advertisement

Facebook

O que aprender com a tragéfia de Santa Maria?

Durante o fim de semana, o Brasil inteiro parou perplexo diante da televisão e das redes sociais tentando assimilar as informações desenfreadas que noticiavam a cada minuto detalhes de uma tragédia ocorrida na Boate Kiss, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Até o presente momento, 235 pessoas perderam a vida por uma sucessão de descasos e irresponsabilidade.
 
Analizando a realizade dos espaços que promovem evento nas nossas cidades, que muitas vezes super lotam com atração A ou B, me veio a mente algo que eu confesso nunca haver pensado: eu nunca olhei para estes espaços em busca de uma rota de fuga em caso de necessidade.

E ai, uma sucessão de perguntas me veio a mente: Quantas vezes você entrou em um clube ou casa de eventos para um show e procurou a localização das saídas de emergência? Quantas vezes além do banheiro você olhou em volta e viu se haviam extintores de incêndio?

A esta altura você deve estar respondendo: NUNCA.

Sempre seguimos os conselhos dos nossos pais de ter cuidado com quem andamos , mas as vezes esquecemos o por onde.

A tragédia de Santa de Maria nos faz pensar em meio a tanta dor que é imprescindível que busquemos aprender com os erros dos outros antes que a tragédia bata a nossa porta.
É necessário que os poderes públicos municipais cobrem de forma rígida que os estabecimentos tenham alvará, extintores e saída de emergência , antes que os nossos filhos, sobrinhos, amigos e até mesmo pais sejam as vítimas de uma nova tragédia.

Em Pernambuco várias cidades como Arcoverde e Garanhuns não possuem Corpo de Bombeiro e no caso de Arcoverde, incêndios ocorridos no ano de 2012 e um novo incêndio já em 2013 mostraram a fragilidade da nossa segurança em caso de incêndio onde quem apaga o fogo são os vizinhos e os policiais não bombeiros treinados pra isso e com carros equipados com água.

Em Santa Maria os bombeiros chegaram ao local do incêndio por volta de 15 minutos depois do início do fogo e mesmo assim, mais de 200 pessoas morreram.

Imagina em uma cidade que não possui uma unidade do Corpo de Bombeiros e o mais próximo fica a mais de uma hora de distância.

Que possamos aprender com os erros dos outros , antes que a próxima lista de mortos esteja aqui perto de nós.

Amannda Oliveira  

Postar um comentário

1 Comentários

  1. e muito serio esta questao de incedio, clubes sem saida de emergencia sem extintores. quanto a extintores o pessoal sao leigos no assunto nao sabem utiliza.
    a local aque na cidade de Arcoverde o hospital regional que tem uma certa comcentraçao de gente, e os extintores se em contra todos vencidos em caso de emergencia nao serve.

    ResponderExcluir

Comments

...