Advertisement

Facebook

Educação de Arcoverde abre ano letivo com encontro pedagógico

A Secretaria de Educação de Arcoverde realiza nesta sexta-feira (01), um encontro pedagógico, às 8h30, na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - Aesa, onde será apresentado o novo programa de educação para cerca de 350 profissionais, entre eles, professores, educadores de apoio, diretores e coordenadores.

Sob o título, “Educação e Novas Ciências Cognitivas: pedagogias eficazes”, a palestra será ministrada pelo doutor e professor Luiz Carlos Faria, da Universidade de Maringá, Paraná. Com vários trabalhos publicados na área da alfabetização, Faria trabalhará no ramo da Neurociência. “É mostrar em qual área do cérebro se processa o conhecimento”, explica a Gestora Municipal de Rede, Ana Maria, que diz ainda, “mostraremos também como utilizar o método fônico, no qual se trabalha o som das letras, da oralidade, diferentemente do construtivista que mexe com a formação das sílabas escritas”.

Em outros estados do Brasil, onde já foi aplicada a metodologia, percebem-se grandes avanços. “Principalmente no que se refere a alunos disléxicos, que tem dificuldade de ler e compreender as palavras, sendo esse um distúrbio (ou transtorno) do aprendizado mais freqüentemente identificado na sala de aula”, esclarece a gestora.

Com os apoios de três institutos: o Alfa e Beto (IAB), que auxiliará na pré-escola no 1º e 2ºanos; do de Qualidade de Ensino (IQE), focado nas séries finais do ensino, com as quais trabalharão na concepção da Prova Brasil (IDEB) e do Instituto de Co-responsabilidade de Ensino (ICE), Arcoverde se muni de ferramentas para elevar ainda mais o Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Na ocasião, estarão presentes a prefeita Madalena Britto, o secretário de Educação, Kerley Lafayte e a coordenadora do Instituto Alfa e Beto em Pernambuco, Monica Montarroyos.

Colaboração: Teresa Padilha

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...