Advertisement

Facebook

Arcoverde lança calendário de eventos e anuncia programação do carnaval


A Prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PTB) lançou, nessa quinta-feira (31), no gabinete, o Calendário de Eventos 2013 do município e a programação confirmada do Carnaval Folia dos Bois.
De acordo com a prefeita, a apresentação do Calendário de Eventos já virou tradição desde a gestão do ex-prefeito Zeca e nesse ano não poderia ser diferente.

O destaque vai para os acontecimentos que marcam a cidade do samba de coco, como a Semana da Paixão, São João, Exposição de Animais, entre outros, que aparecem no documento pela primeira vez, como a Feira de Cidadania, promovida pelo Ministério Público e a Feira do Projeto Comeia, realizada pelo Sesc.

Assim como, o Carnaval Folia dos Bois, que teve o reconhecimento cultural desde 2012 com a entrada do município para o seleto grupo de 22 cidades contempladas com o apoio do Governo do Estado. “Muita gente tem questionado o porquê de se fazer o Carnaval em Arcoverde, já que não existe uma tradição e nós estamos atravessando uma terrível estiagem? Eu respondo: Não podemos desistir de ser polo estadual, depois de tanto se lutar para conseguir o título. É um reconhecimento cultural e político. O nosso povo não merece esse retrocesso. Quem fica na cidade durante o reinado de Momo merece ter um Carnaval de qualidade!”

Durante a apresentação comandada pelo secretário de Turismo e Eventos Albérico Pacheco, foi exibida a programação da festa para os quatro dias. Serão cortejos, desfiles e apresentações artísticas e culturais. “Nesse ano de 2013, a festa promete ter o mesmo perfil descentralizado nos bairros, tendo o palco central (Boiódromo da Praça da Bandeira) como o principal e responsável por trazer as atrações de peso e renome estadual e nacional.”, explica o Pacheco.

Na ocasião, estiveram presentes a imprensa, vereadores, parceiros e autoridades locais. A grade da programação segue abaixo com alguns pontos em aberto. A previsão é que até amanhã (01), Madalena Britto finalize a negociação com a Empresa de Turismo de Pernambuco - Empetur e feche definitivamente as atrações.

Programação – “Esperamos que a capital do Samba de Coco, que já é reconhecida pelo tradicional São João dos Sertões, possa ser reconhecida também pelo Carnaval Folia Bois. Para isso, fazemos um carnaval multicultural e democrático”, falou Albérico.

Conhecida pelo ritmo da swingueira, a Praça São Cristóvão, é um pólo oficial e um dos maiores de Arcoverde em participação de foliões, os quais poderão se esbaldar também ao som de muito frevo e outros ritmos advindos de atrações culturais. “Porém sem o tradicional banho de bica. O fato é que não poderíamos deixar de fazer o carnaval, mas com água tornou-se inviável, devido o enfrentamento da maior seca dos últimos anos. Aí sim, seria uma temeridade”, esclareceu a prefeita.

Assim, como o do São Cristóvão, os dois pólos alternativos: Emília em Folia da Boa Vista e o Papos & Paqueras da COHAB I terão início a partir do domingo (10), sempre às 13h, até a terça-feira gorda (12) com a apresentação da última às 17h. 
As informações são de Teresa Padilha.

CONFIRA AS ATRAÇÕES CONFIRMADAS:

CORTEJOS DO PRÉ-CARNAVAL

 DATA            
HORA
ATRAÇÃO
07/02
Concentração:Largo da Estação Ferroviária
16h00
Cortejo “ABRAM ALAS QUE OS BOIS VÃO PASSAR”. São as troças da Folia dos Bois dando boas vindas ao Carnaval, em desfile espontâneo pelas ruas centrais da cidade até a Praça da Bandeira. Uma prévia dos desfiles oficiais do período momesco.  
    DATA            
HORA
ATRAÇÃO
08/02 Concentração:
Largo da Estação Ferroviária
16h00
Cortejo pelas ruas centrais:
- Bloco A Bela da Tarde e Orquestra (Olinda)
- Caboclinhos Sete Flechas (Recife)
- Escola de Samba Império do Ritmo (Recife) 
POLO OFICIAL PERNAMBUCO
(Boiódromo da Praça da Bandeira)
 DATA
HORA
ATRAÇÃO
09/02
20h00
Tradicional Desfile da Troça do ZÉ PEREIRA, descendo as ladeiras do São Geraldo em direção a Praça da Bandeira, com bonecos gigantes e todos os bichos da fauna carnavalesca de Arcoverde, com orquestra de Frevo. E acompanhando o Zé Pereira:
- Clube de Bonecos Gigantes Vem Comigo (Olinda), Maracatu Raízes de Pai Adão (Recife), Troça do Boi Maracatu (Arcoverde) e a Bicharada do Mestre Jaime com a Orquestra do Maestro Paixão (Salgueiro).
23h00
Banda Evolugueto 
01h00
Marrom Brasileiro
DATA
HORA
ATRAÇÃO
10/02
16h00
Desfile das Troças do Grupo Especial da Folia dos Bois.
19h00
21h00
Banda de Pau e Corda
NONÔ GERMANO & Banda
23h00
ATRAÇÃO NACIONAL A SER CONFIRMADA PELA EMPETUR
01h00
PATUSCO
DATA
HORA
ATRAÇÃO
11/02
16h00
Desfile das Troças do Grupo II da Folia dos Bois
21h00
Arreio de Ouro Elétrico
23h00
Charles Teony
01h00
MOMBOJÓ
DATA
HORA
ATRAÇÃO
12/02
16h00
18h00
Desfile das Troças do Grupo de Acesso da Folia dos Bois e Desfile dos Ursos em Folia.
Desfile das Troças Campeãs do Carnaval 2013
19h00
Baile Infantil com a BARKA MALUKA
21h00
FAMILIA SALUSTIANO E A RABECA ENCANTADA
23h00
ATRAÇÃO NACIONAL A SER CONFIRMADA PELA EMPETUR
01h00
A confirmar
POLO OFICIAL SÃO CRISTÓVÃO (Praça do São Cristóvão)
DATA
HORA
ATRAÇÃO
10/02
13h00
Na Geral
15h00
Orquestra de Frevo de Arcoverde
17h00
Tok Moleke

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...