quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Garanhuns é destaque no Programa Jovens Pernambuca​nos

 
Hoje (06) será realizado no Plenário Joaquim Nabuco da Assembleia Legislativa um grande expediente especial para a diplomação dos Jovens Pernambucanos envolvidos nos Programas Jovens Parlamentares, Jovem Senador, Embaixador do Turismo, Jovens Embaixadores e Jovem Defensor Social. O evento faz parte do acompanhamento da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia ao desenvolvimento dos trabalhos do Programa Jovens Pernambucanos em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

Criado para ser um programa de oportunidades para os estudantes da Rede Pública Estadual, o Programa Jovens Pernambucanos (PJP) chegou ao final da etapa do processo seletivo de 2012 que seleciona o comitê gestor do Programa para 2013. Em 2011 foram sete alunos escolhidos para o Comitê Gestor de 2012, em 2013 serão 13 alunos no núcleo de gestão dos programas voltados para a Juventude na Secretaria de Educação. Destes três são de Garanhuns (02 do Programa Jovem Parlamentar e 01 do Programa Jovem Embaixador). Lucas Libório, Jonathan Juvencio e Davi de Almeida são os garanhuenses responsáveis por representar e dar significado ao Programa no Agreste Meridional. "Queremos parabenizar o empenho da GRE Garanhuns que a todo o momento se empenhou fortemente na aplicação e se dedicou de forma quase que exclusiva a todas as ações do programa", comentou Antonio Carlos Mendes, coordenador do PJP.
        
O programa Jovens Pernambucanos é a reunião de cinco programas da Secretaria de Educação em conjunto com instituições parceiras como o Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (CONSED), diversas Secretarias Estaduais (Criança e Juventude, Articulação Social, Segurança Pública, Direitos Humanos, Turismo), várias instituições e organizações da sociedade civil. Este programa seleciona alunos para serem gestores dos programas, projetos e atividades voltadas à Juventude na Secretaria de Educação e comandar uma equipe de jovens espalhadas por muitas cidades do Estado de Pernambuco.

Neste ano mais de 25 mil jovens participaram de todo o processo seletivo, e houve crescimento significativo tanto na qualidade, quanto na quantidade a exemplo do programa Jovem Senador que saiu de 55 participantes em 2011 para 9350 em 2013, além da participação inclusiva de alunos com necessidades especiais, alunos da FUNASE e de comunidades indígenas.

A Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional foi destaque no processo seletivo deste ano. Dos quatro Jovens Parlamentares selecionados, dois são da GRE-AM, resultado de um trabalho focado na qualidade. “Nós criamos a estratégia de qualificar mais os nossos inscritos. Para isso realizamos uma oficina de elaboração de projetos de lei. Nossa GRE também foi destaque no número de inscritos do Embaixador do Turismo, tivemos quase 900 inscrições, o maior número do Estado”, destacou Paulo Lins, gestor da GRE-AM.

Na solenidade de hoje, na Assembleia Legislativa, os alunos são diplomados e tomam posse como membros do Comitê Gestor do Programa Jovens Pernambucanos e reiteram seu compromisso de participação com o governo para a efetivação das políticas de cidadania. As metas para 2013 são de ampliação de participação estudantil nos programas, a inclusão dos Programas Jovem Defensor Social e Parlamento Juvenil do Mercosul, a articulação com organizações e redes juvenis com o Rede Juvenil pelo Esporte (REJUPE) e o Observatório Juvenil, além da mobilização de todos os delegados regionais com o núcleo gestor juvenil do programa e o cumprimento do plano de ações e seminários regionais que deverá ser elaborado em março do próximo ano com a reunião estadual de delegados e núcleo gestor na Secretaria de Educação.

Colaboração: Jackeline Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário