Advertisement

Facebook

Arcoverde realiza a 1.ª Semana do Bebê.

Arcoverde realiza no período de 21 e 26 de outubro, a Semana do Bebê. Um evento patrocinado pelas Nações Unidas através da UNICEF e realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Ação Social e Cidadania em parceria com VI Geres e parceiros como a Fundação Terra.
A Semana do Bebê será aberta oficialmente no dia 22, às 19h, no auditório do SESC. No dia 23, a partir das 08h da manhã, as Secretarias de Ação Social e Saúde do município e do estado, através da VI Geres, realizam diversas ações junto a gestantes na piscina do SESC. Em seguida (09h), no Hospital Regional de Arcoverde Dr. Ruy de Barros Correia o prefeito josé Cavalcanti Alves (Zeca), faz a entrega da Chave do Bebê Prefeito ao lado da representante da Unicef no Brasil.

No dia 24 acontecem atividades em 03 Polos previstos para a promoção de ações de saúde, educação e ação social. 

Nos dias 25 e 26 acontecem a Noite de Ninar e a Benção Eucarística na Praça Winston Siqueira, às 17h e 19h, respectivamente.
 
 
Programação 

Período: 08 à 19 de outubro

Local: Escolas públicas do município de Arcoverde

Expediente escolar Projeto: A Secretaria de Educação Municipal mobilizando os alunos para refletir sobre a Primeira Infância e a Semana do Bebê - Concurso de Redação e Desenho com alunos do 5º ano, com o tema Os Bebês de Ontem e de Hoje; Redação e contos infantis com alunos do 5º ano, com o tema Lembranças de minha Infância; Avaliação e escolha dos melhores trabalhos. Mobilização de professores, gestores e alunos da rede municipal de ensino.

Dia: 21/10/2012 - Domingo

Local: Fundação Terra
09h00min Missa Especial pela Semana do Bebê
Local: Igreja Matriz Nossa Senhora do Livramento

19h00min Abertura Oficial da I Semana do Bebê e da II Semana Mãe Coruja Cuidando da Criança: Santa Missa.


Dia: 22/10/2012 - Local: Escolas públicas municipais

09h00min às 16h00 Saúde na Escola - Palestras, Conto de histórias em aventais com participação das crianças e concurso de desenhos, Teatro de Marionetes, Concurso de poesia, dramatização e ações assistenciais: Temas - Puericultura, Foco Na Obesidade Na Infância; Higienização; Álcool E Drogas. Facilitador/as: Todas as 17 Unidades de Saúde da Família estarão trabalhando nas escolas das áreas adscritas. Particpantes: Alunos das escolas nas áreas de abrangência. Enfermeiros das USF, ACS (USFs) e Educadores Físicos, Fisioterapeutas e Psicóloga (NASF).

Dia: 22/10/2012 - Local: Centro de Saúde da Mulher de Arcoverde

09h00min às 11h00 Prevenir é preciso - Palestra e atendimento clínico: Prevenção de Câncer de Mama. Facilitador/a: Enfermeira Rejane (Centro de Saúde da Mulher)

Dia: 22/10/2012 - Local: Serviço Social do Comércio (SESC)

18h00min Credenciamento

19h00min às 20h30min Abertura oficial Apresentação Cultural/hinos Nacional, do Estado e do município, Música oficial da Semana do Bebê; homenagem; Representação e falas das autoridades.

20h30min às 21h00min Conferência: O Bebê de Todos Nós - 13 anos de Semana do Bebê em Canela: Avanços e Desafios Conferencista: Lesli Oliveira - Vice-Prefeita de Canela/RS. Coordenação: Nerianny Cavalcanti - Primeira Dama e Secretária Municipal de Ação Social e Cidadania/Arcoverde.

21h10min às 21h40min Conferência: Programa Mãe Coruja - Como integrar 08 Secretarias de Estado e municipios pela atenção Integral à Gestante e à Criança. Conferencista: Coordenação Estadual do Programa Mãe Coruja Pernambucana/PE. Coordenação: Cristina Albuquerque-UNICEF.

21h40min Coquetel; Filarmônica Músicos do Futuro.

Dia: 23/10/2012 - Local: Serviço Social do Comércio (SESC)

07h00min às 08h00min Preparando o corpo para a gravidez - Atividade física com gestantes na piscina. Facilitador/a: Equipe de natação do SESC Arcoverde. Participantes: Gestantes atendidas nas Unidades de Saúde da Família e no Canto Mãe Coruja de Arcoverde.

08h00min às 09h00min Café da manhã e Roda de Conversa: Qual é a dieta para assegurar uma alimentação saudável durante a gestação? Facilitador/a: Lucianna Galindo e Renata Galindo nutricionistas do NASF-Arcoverde. Participantes: Gestantes atendidas nas Unidades de Saúde da Família e no Canto Mãe Coruja de Arcoverde.

09h00min às 12h00min e 13h00min às 17h00min A escola que cuida - Atividades centradas na temática Primeira Infância na Escola. Facilitador/a: Equipe de educação do SESC. Participantes: Pais e alunos da escola de Educação Infantil e Fundamental.

Dia: 23/10/2012 - Local: Escolas públicas municipais

089h00min às 16h00 Saúde na Escola - Palestras, Conto de histórias em aventais com participação das crianças e concurso de desenhos, Teatro de Marionetes, Concurso de poesia, dramatização e ações assistenciais: Temas - Puericultura, Foco Na Obesidade Na Infância; Higienização; Álcool E Drogas. Facilitador/as: Todas as 17 Unidades de Saúde da Família estarão trabalhando nas escolas das áreas adscritas. Particpantes: Alunos das escolas nas áreas de abrangência. Enfermeiros das USF, ACS (USFs) e Educadores Físicos, Fisioterapeutas e Psicóloga (NASF).


Dia: 23/10/2012 - Local: Salão da Igreja da Matriz do São Cristovão

09h00min às 12h00min "Sensibilização: Fumar não combina com uma gestação saudável!

" Facilitador: Enfermeira Rosemary Nunes/Secretaria de Saúde. Participantes: Gestantes fumantes.

Dia: 23/10/2012 - Local: Hospital Regional Rui de Barros Correia.

08h00min às 09h00min Visita ao Bebê Prefeito para entrega da chave do município; Inauguração do Posto Interligado de Registro Civil de Nascimento/PROGRAMA MINHA CERTIDÃO. Participantes: Autoridades estaduais, municipais, sociedade civil e UNICEF; Gestores e técnicos da Secretaria de saúde e do Hospital.

10h00min às 12h00min Palestra: Passos para implantar a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). Palestrante: Dra. Lúcia Trajano/Departamento Científico de Aleitamento Materno/Sociedade de Pediatria de Pernambuco e Supervisora IHAC - SES/Ministério da Saúde. Participantes: Gestores e equipe técnica do hospital.

15h00min às 16h00min Palestra: A importância do Registro Civil e da Certidão de Nascimento. Palestrante: Equipe do Hospital/Assistente Social Maria do Carmo Bispo. Participantes: Gestantes, puérperas e suas famílias.


Dia: 23/10 - Local: Autarquia do Ensino Superior de Arcoverde (AESA)

09h00min às 10h00min. Conferência: O Desenvolvimento Infantil e as Repercussões na Primeira Infancia. Boas Vindas: Eduardo de Carvalho Lefosse - Diretor Presidente da AESA. Conferencista: Professora Dra. Sophie Eickmann/Universidade Federal de Pernambuco. Coordenação: Dr. Adilson Valgueira/Secretário Municipal de Saúde de Arcoverde.

10h00min às 12h30min. Mesa Redonda: Políticas Públicas para a 1ª Infância no Estado de Pernambuco. Palestrantes: Valéria Aguiar - CPPL/Rede Estadual Primeira Infância de Pernambuco - REPI; Joelson Rodrigues - Secretário Executivo de Articulação e Projetos Especiais/Secretaria de Estado da Criança e da Juventude; - Secretaria de Estado da Saúde/Programa Mãe Coruja Pernambucana; Dr. Paulo Frias - Representação PE/Programa "Brasil Carinhoso"/Ministério da Saúde. Coordenação: Jane Santos - UNICEF.


Dia: 23/10/2012 - Local: Autarquia do Ensino Superior de Arcoverde (AESA)

13h30min às 16h00min "Oficina: Brincadeira é coisa séria!

" Facilitador/a: Mônica Dutra e Katia Albuquerque / Pluri, distribuidor do Agora Sistema de Ensino da Editora Saraiva. Participantes: Professores da educação Infantil e das creches de Arcoverde.

16h00min às 17h00min "Motivando professores para o exercício da profissão - Palestra: Concepções da Educação Infantil e importância da escolarização para a faixa etária.

" Palestrante: Vital Didonet/Rede Nacional Primeira Infância. Participantes: Professores da educação Infantil e das creches municipais e professores dos Círculos Culturais e de Educação do Programa Mãe Coruja.


Dias: 23/10 2012 - Local: Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA)

19h30min às 21h30min Palestra: Desenvolvimento Infantil e Estimulação Psicomotora. Palestrante: Professoras Msa. Daisyvângela Eucrêmia da Silva Santana - Departamento de Ciências Domésticas - UFRPE e Dra. Maria das Mercês Cavalcanti Cabral/UFRPE. Participantes: Alunos de pedagogia e enfermagem da AESA, de Serviço Social e professores dos Círculos Culturais e de Educação do Programa Mãe Coruja. Coordenação: Professor duardo de Carvalho Lefosse/Diretor da AESA.

Dia: 23/10 2012 - Local: Colégio Diocesano Cardeal Arcoverde

14h00min às 17h00min. Semana do Bebê - Troca de experiências entre os municípios Arcoverde, Sertânia, Venturosa, Ibimirim e Petrolândia (PE); Campina grande (PB), Arapiraca, Teotônio Vilela e Junqueiro (AL). Coordenação: Lesli Oliveira - Vice-Prefeita de Canela/RS.

Dia: 23/10/2012 - Local: Colégio Diocesano Cardeal Arcoverde

14h00min às 17h00min. Oficina: Discussão de Casos de Mortalidade Fetal e Infantil (04 Grupos). Facitador: Gerência de Monitoramento e Vigilância de Eventos Vitais da SES/PE e da GERES Arcoverde. Coordenação: Programa Mãe Coruja e Comitê municipal de Vigilância do Óbito de Arcoverde. Participantes: Gestores e técnicos das vigilâncias epidemiológicas (vigilância do óbito infantil e fetal), Programa Mãe Coruja, Atenção Básica dos municipios da região - Arcoverde, Venturosa, Sertânia, Petrolândia, Ibimirim; Ministério da Saúde e Comitê Estadual de Redução da Mortalidade Infantil e Materna/PE.


Dia: 23/10 2012 - Locais: Comunidades - São Geraldo, São Cristovão, 3º BPM

13h00min às 16h00min Roda de conversas/Atividades: Por uma Infância sem Racismo - Base: Campanha do UNICEF e parceiros. Facilitador/a: Orientadores/monitores sociais dos PETI. Facilitadores: Professora Mas. Elisama Pereira Messias - Escola de Conselhos de Pernambuco/Universidade Federal de Pernambuco. Coordenação: Lula Moreira/ProJovem/SAS-Arcoverde. Participantes: alunos do PETI/ AABB Comunidades - São Geraldo, São Cristovão, 3º BPM).


Dia: 23/10/2012 - Local: Centro da cidade (Da Praça da Bandeira à Praça Winston Siqueira)

17h00min Caminhada Cultural pela Criança (Encontro de grupos culturais do municipio).


Dia: 23/10 a 25/10/2012 - Local: Secretaria de Educação de Arcoverde

09h00min às 16h00min "Projeto Leitura nas Escolas: Leitura, produção de texto, desenho, cantigas de roda e ninar, contação de estórias, sarau, dramatização, bibioteca Intinerante; Exposição - Histórias dos bebês/Características dos bebês de cada época, com bonecos em vitrine.

Mostra das atividades da Secretaria de Educação.

" Participantes: Professores e alunos da Educação Infantil, creches e ensino fundamental do município e população em geral.


Dia: 24/10 2012 - Local: Autarquia do Ensino Superior de Arcoverde (AESA)

09h00min às 09h45min Eles também precisam de ajuda - Palestra: O papel do Pai na Família. Palestrante: Instituto Papai. UFPE/Recife. Coordenação: Dr. Edmir de BarrosFilho/presidente do Lions Clube Arcoverde.

09h45min às 10h30min Palestra: Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI) Palestrante: Valéria Aguiar - Psicóloga Psicanalista do CPPL/ monitora da Pesquisa Multicêntrica dos IRDI, participante da equipe nacional. Coordenação:

10h30min às 12h30min "O cuidado que protege e promove - Palestra: Criança, Infância, Direitos e Educação Infantil. Debate.


" "Palestrante: Professor Vital Didonet - Especialista em Educação Infantil/Assessor da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar – OMEP/Rede Nacional Primeira Infância. Coordenação: Professora Angélica Patrícia - Secretária de Educação, Esporte e Cultura de Arcoverde.

"

Dia: 24/10 2012 - Local: Autarquia do Ensino Superior de Arcoverde (AESA)

14h00min às 17h00min Oficina: Direitos da Gestante e do Bebê Facilitador/a: Dra. Kátia Guimarães/UFPE e IMIP. Participantes: Articuladores do SELO UNICEF, conselheiros de direitos e setoriais (sociedade civil), lideranças comunitárias, profissionais de CRAS/CREAS, Conselheiros tutelares e Canto Mãe Coruja. Coordenação: COMDDICA-Arcoverde.


Dia: 24/10 2012 - Local: A ser definido

08h30min às 12h00min Oficina: Manipulação de alimentos. Facilitador/a: Professora Mas. Maria Zênia Tavares da Silva - Departamento de Ciências Domésticas/UFRPE - Presidenta do Conselho Estadual de Segurança Alimentar de Pernambuco. Participantes: Gestores, merendeiras e auxliares de cozinha das creches e pré-escolas do município de Arcoverde.


Dia: 24/10 2012 - Local: Hospital Regional Rui de Barros Correia

15h00min às 16h00min Palestra/Roda de Conversa: A importância da vacinação. Palestrante: Equipe do Hospital/Enfermeira Michele Novaes. Beneficiários: Gestantes, puérperas e suas famílias.


Dias: 24/10 2012 - Locais: Polo I (COHAB I, Vila São José, São Geraldo e Boa Vista); Polo II (Sucupira, Cardeal, Boa Esperança e São Miguel ); Polo III (Fundação Terra, Imagel, Barragem e Vila do Presidio) - Atividades assistenciais, educativas e culturais

Participantes: Secretarias municipais e parceiros (Programa Mãe Coruja, ACA, LIONS, Pastoral da Criança, Fundação Terra). Beneficiários: população das áreas de abrangência. Coordenação Geral: Maria Edivane (Prefeitura de Arcoverde) e Raquel (Programa Mãe Coruja)

13h30min às 17h00min Saúde: Coordenação geral: Enfermeira Sílvia Renata Gomes Remígio Sousa. PÓLO 1: UBSF COHAB I, UBSF BOA VISTA, UBSF VILA SÃO JOSÉ, UBSF SÃO GERALDO, UBSF CARDEAL. Coordenação local: Enfermeira Maria Izabel Muller Correa. Local: Quadra Poliesportiva João Belarmino. PÓLO 2: UBSF BOA ESPERANÇA, UBSF SUCUPIRA E UBSF SÃO MIGUEL. Escola Monsenhor José Kerlle e Policlínica Dr Paulo Rabello.Coordenação local: Enfermeira Judicléia Marinho: PÓLO 3: UBSF SÃO CRISTOVÃO, UBSF BARRAGEM, UBSF IMAGEL, UBSF COHAB II, UBSF VILA DO PRESÍDEO, UBSF TAMBORIL: Local: Centro de Saúde da Mulher, Salão Paroquial da Igreja do São Cristovão. Coordenação local: Enfermeiro Fábio de Sousa e Silva: PROGRAMAÇÃO: Ação educativa de Saúde Bucal (fluoração e escovação); Teatro dos ACS para crianças sobre Higienização; Vacinação para crianças, adolescentes , mulheres/ gestantes; Coleta de citológico e auto exame das mamas para mulheres/ mães na Policlínica Dr Paulo Rabello e Centro de Saúde da Mulher.


13h30min às 17h00min Palestras: Racismo na Infância, coleta seletiva de lixo, oficinas artesanais com produtos recicláveis; Shantala (massagens para gestantes e bebês); teste de acuidade visual (Lions Clube); Atividades de artes, cultura e esporte; Biblioteca intinerante (Sec Educação); Parceiros: Lions Club; Associação Comercial de Arcoverde; Fundação Terra; Secretaria de Educação Municipal.

13h30min às 17h00min Programa MÃE CORUJA: Cineminha Mãe Coruja (PSF COHAB); Cadastramento de crianças novas captadas pelos técnicos do Programa MAE CORUJA; Acompanhamento das crianças já cadastradas no Programa; Tiragem de fotos das gestantes nos cantos ( canto da fotografia ); Oficina de pintura com crianças, realizadas nos círculos de cultura COHAB e São Cristovão.

Dia: 24/10 2012 - Local: Rua Alfredo de Souza Padilha - Bairro São Cristovão, em Frente à Fundação Terra

19h00min às 21h00min CINECLUBE Fazer Valer Direitos de Crianças e Adolescentes. Coordenação: Luiz Moreira da Silva/Ponto de Cultura Orquestra Sertão e Projovem/Arcoverde. Participantes: Comunidade local.

Dia: 24/10 2012 - Local: Escolas Carlos Rios, Japiassu e Supletivo

19h30min às 21h30min Conversando com os Adolescentes de Arcoverde - Rodas de conversas sobre direitos sexuais e reprodutivos/DST/Gravidez na Adolescência. Facilitadores: Neilza Buarque Costa (Visão Mundial do Brasil)/UFRPE/PMA/GRE. Participantes: Alunos do ensino médio do municipio (escolas públicas estaduais).Coordenação: Telma (coordenadora do Programa Saúde do Escolar de Arcoverde).

Dia: 25/10 2012 - Local: Praça Winston Siqueira (CENTRO)

08h00min às 17h00min Projeto Colmeia/SESC ARCOVERDE: Ações asistenciais e educativas, Hospital de brinquedos, briquedotecas, contação de estorias. Ações educativas para o controle da Dengue; Atualização em Imunização. Coordenação: SESC. Facilitadores: SANOFI, Governo municipal e outros parceiros. Beneficiários: População em geral.

Dia: 25/10 2012 - Local: Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA)

09h00min às 10h00min Humanização do Parto e Nascimento - Palestra: Ter um bebê. Gerar uma vida. Trazer um filho ao mundo: O ato mais natural do mundo. Palestrante: Dra. Kátia Guimarães/UFPE e IMIP. Coordenação: Maria Edivane/Coordenadora da I Semana do Bebê de Arcoverde.

10h00min às 12h30min Mesa Redonda: Diagnóstico Regional da Situação da Criança, do Adolescente e da Gestante (Sertão do Moxotó) de PE e Políticas Públicas para a 1ª Infância da Região. Apresentação da experiência da Pastoral da Criança. Debate. Palestrantes: Coordenação Regional do Programa Mãe Coruja Pernambucana, Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social (ARCOVERDE). Pastoral da Criança. Coordenação: Vereador Luciano Pacheco - Câmara de Vereadores de Arcoverde.


Dia: 25/10 2012 - Local: Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA)

14h00min às 17h00min Rompendo o Silêncio - Oficina: Sistema Integrado de Notificação de Violências. Facilitador: CENDHEC. Participantes: rede de proteção (COMDDICA, CT, CMS, CMAS, Defensoria Pública, MP, TJ, SAÚDE/PSF e HRRBC, EDUCAÇÃO, CRAS/CREAS. Coordenação: Ministério Público/Arcoverde.

Dia: 25/10 2012 - Local: Hospital Regional Rui de Barros Correia

10h00min às 11h00min Palestra/roda de conversa: A importância do Teste do Pezinho. Palestrante: Equipe do Hospital/Enfermeiras Rute Tavares e Luciana Amorim. Participantes: Gestantes, puérperas e suas famílias.

Dia: 25/10 2012 - Local: Praça Winston Siqueira (CENTRO)

19h00min "Noite de Ninar/ Conversas sobre vínculos familare e o cuidado com as crianças de até 06 anos de idade: Brincar é coisa séria (Clécio Bezerra Psicopedadogo da Pastoral da Criança /Diocese Pesqueira). Contação de estórias (Secretaria de educação Arcoverde); REPI-PE - Anna Aline Coutinho, Edgleison Alcântara; NINAR-Intersecção Psicanalítica do Brasil). Professora Dra. Raquel de Aragão Uchôa Fernandes - Coordenação Colegiada Observatório da Família - Departamento de Ciências Domésticas - UFRPE). atrações musicais.

" Participantes:Convidados e população em geral.

Dia: 26/10 2012 - Local: Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA)

09h00min às 10h00min Palestra: Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil e salas de apoio a amamentação. Palestrante: Alessandra Fan/Coordenação da Área Técnica da Criança - Secretaria Estadual de Saúde/PE. Coordenação: Diretor do Hospital Regional Rui de Barros Correia ou Coordenadora

10h00min às 12h30min Mesa Redonda: Rede de Proteção da Criança e do Adolescente. Debate. Palestrantes: Professor Drand. Humberto Miranda - Coordenador Pedagógico da Escola de Conselhos de Pernambuco - Departamento de Educação/UFRPE; Fernando Silva - Secretário de Estado da Criança e da Juventude e Presidente do CEDCA/PE; Marluce Maia - Presidente do COMDDICA/Arcoverde; Maria Rosileide da Silva/Conselho Tutelar de Arcoverde; Dra. Ana Carolina Valença/ Promotora de Justiça da I Vara da Criança e da Juventude/Arcoverde/MP); Dr. Drouternani Pantaleão - Juiz da I Vara da Infância e da Juventude/Arcoverde/TJPE. Coordenação: Neila Lira (Diretora de Assistência Social de Arcoverde).

Dia: 26/10 2012 - Local: Hospital Regional Rui de Barros Correia

09h00min às 10h00min Palestra/roda de conversa: A importância do Aleitamento Materno. Hospital regional Palestrante: Equipe do Hospital/Enfermeira Glaúdia Cavalcante. Participantes: Gestantes, puérperas e suas famílias.

Dia: 26/10/2012 - Local: Centro de Saúde da Mulher de Arcoverde

09h00min às 11h00 Prevenir é preciso - Palestra e atendimento clínico: Prevenção de Câncer do Colo de Útero. Facilitador/a: Enfermeira Rejane (Centro de Saúde da Mulher)

Dia: 26/10 2012 - Local: Praça Winston Siqueira (CENTRO)

09h00min às 16h00min PROJETO SEMEANDO A LEITURA, INTERAGINDO COM OS LIVROS - Brincando na Praça/Atividades Educativas: Hospital de Briquedos, Biblioteca intinerante, contação de história, sarau de poesias, dramatização de poema, peças teatrais, briquedoteca, pintura, "pula pula", oficinas de pernas-de-pau, teatro de marionetes, etc. Coordenação: Secretaria municipal de Educação.

16h00min às 17h00min Passeata do Bebê

17h00min às 19h00min Benção Ecumênica; Entrega do diploma ao bebê prefeito; Premiação Concurso de melhor vitrine; Entrega dos troféus melhor redação, desenho e poesia; Atrações culturais.

Encerramento.

Amannda Olveira

Postar um comentário

1 Comentários

Comments

...