Advertisement

Facebook

Arcoverde pode receber uma "Fun Park" durante a Copa de 2014

 

O seminário regional “Pernambuco na Copa do Mundo da Fifa – Um só time do Cais ao Sertão”chegou ao Sertão do Moxotó e passou por Arcoverde, nesta quinta-feira (13).

O evento, que começou às 9h, no Democrático, contou com as presenças do secretário municipal de Turismo e Eventos, Albérico Pacheco, da secretária de Educação, Angélica Patrícia, do deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB), do Assessor da Casa Civil, Rodrigo Bradley e do assessor técnico da SECOPA-PE, Marcos Nunes.

A terra do Cardeal foi a 13ª das 16 localidades que serão visitadas pela caravana do Governo do Estado até o final de setembro. “O nosso objetivo maior nesse primeiro encontro é escutar as demandas, sugestões e dúvidas de como a cidade pode se inserir nesse contexto de Copa do Mundo”, explicou o assessor técnico da SECOPA-PE, Marcos Nunes, que fez uma explanação sobre os preparativos do Estado para o Mundial de 2014 e as oportunidades de participação para os municípios pernambucanos.

"É necessário, que se perceba a importância de mostrar aos turistas estrangeiros, que Pernambuco não é só feito de sol e mar, que também existem riquezas geográficas e culturais no Sertão, e assim, dessa maneira, possamos garantir a interiorização do desenvolvimento”, frisou o secretário municipal de Turismo e Eventos, Albérico Pacheco que, na ocasião, representou o prefeito Zeca Cavalcanti (PTB).

O deputado estadual Júlio Cavalcanti, sugeriu a criação do Expresso da Copa, um ônibus de turismo, que sairia dos hotéis do Recife em direção as cidades do interior. “No coletivo, representantes artísticos das cidades mostrariam a arte e cultura de cada uma delas, a exemplo do forró de Caruaru, do Coco de Arcoverde e das rendas de Pesqueira”, falou o deputado para um público de estudantes dos ensinos médio e superior de cursos como, Educação Física, professores e representantes de diversos setores das sete cidades do Moxotó (Betânia, Sertânia, Inajá, Ibimirim, Custódia, Manarí e Arcoverde).

O deputado lembrou ainda, que a Copa do Mundo será realizada no período de 12 de junho a 13 de julho de 2014, isto é, em pleno período de festas juninas. “Os pacotes também podem incluir hospedagem de uma noite nos principais polos do São João, como Caruaru e Arcoverde. Sou daqueles que acredito que podemos sim ser beneficiados com a realização da Copa do Mundo em nosso Estado”, disse o deputado, lembrando ainda que o projeto pode, após a Copa, ter continuidade.

“Eu levo as sugestões de vocês para as instâncias competentes do governo e, em 2013, nós voltaremos com os encaminhamentos”, disse Nunes, que ainda falou do Programa de Voluntariado para a Copa e a possibilidade de Arcoverde receber uma das 12 Fun Parks (uma Fun Fest em menor proporção, mas com os mesmo objetivo reunir as pessoas para assistir os jogos da Copa e promover eventos culturais nos intervalos), as quais serão espelhadas por todo estado durante o mundial de 2012.

“Apesar de o torneio ter uma data de término, o mesmo não se pode dizer dos benefícios que a Copa do Mundo deixará para o País. Esse legado imaterial da qualificação, da inserção do mercado de trabalho e do desenvolvimento é o maior que o Mundial da FIFA deixará, sobretudo, em Pernambuco”, acredita Marcos.

Programação - A da tarde começou, às 15h, quando a Praça Winston Siqueira (antiga Praça Virgínia Guerra) recebeu um campeonato de futebol de sabão, com a participação dos alunos da rede pública de ensino da região. No mesmo local, mas às 19h, teve o Cinema na Praça: uma sessão de um filme com a temática do futebol.

A próxima parada do seminário regional Pernambuco na Copa do Mundo da FIFA é o Agreste Central. A cidade de Caruaru sediará o evento na próxima segunda-feira (17).
 
 Por Tereza Padilha - PMA

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...