Advertisement

Facebook

Programa de Imunização de Arcoverde faz balanço das novas instalações

Foto: Teresa Padilha

Desde outubro do ano passado, o Programa Nacional de Imunização de Arcoverde- PNI deixou as antigas acomodações na garagem da Vigilância em Saúde do município e passou a integrar novas instalações, no prédio do Ambulatório Estadual de Especialidades Médicas (antigo PAM).

“A aquisição de um espaço maior e exclusivo para o PNI trouxe para os munícipes a oportunidade de ser melhor atendido, com uma atenção voltada aos problemas de imunização. Atualmente, oferecemos atendimento às crianças em situações especiais, graças a criação de uma sala de atendimento e para os funcionários, a satisfação em trabalhar de forma melhor organizada e segura”, esclarece a gerente municipal de Atenção às Imunizações, Michelle Novaes.

A estrutura organizada em quatro salas divide o ambiente em recepção, almoxarifado, gerência, rede de frios, sendo essa última, hoje, em tamanho ideal para funcionamento, climatizada e com equipamentos novos, para oferecer imunos de qualidade às famílias arcoverdenses. “Sempre foi uma luta nossa por um espaço individualizado, pois sempre dividimos o ambiente com outros programas. E, enfim, conseguimos”, fala Novaes.

PNI - Criado em 1973 e institucionalizado em 1975, o Programa Nacional de Imunizações tem por objetivo contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis, por meio de duas estratégias básicas: vacinação de rotina e campanhas anuais, de maneira descentralizada e hierarquizada.

Uma das metas operacionais básicas do PNI é vacinar 100% das crianças que nascem a cada ano contra as doenças incluídas no chamado esquema básico de vacinação.

Em Arcoverde, a Coordenação do Programa de Imunizações não tem medido esforços para vacinar não só as crianças, mas as famílias, afinal praticamente todo cidadão brasileiro (gestantes, crianças, adolescentes, adultos e idosos) necessita receber vacina para prevenção de doenças.

As coberturas vacinais, na cidade, estão em torno dos 98%, resultado do somatório de esforços entre Agentes comunitários de Saúde, Enfermeiros, Médicos e Técnicos de Enfermagem, que diariamente travam um luta de enfrentamento para contemplar tantas ações na saúde.

Além de promover as ações de vacinação, a coordenação priorizou, em 2011, a informatização das principais salas de vacinação do município com repasse online dos vacinados para o Ministério da saúde, sendo reconhecido como um dos primeiros municípios a implantar o sistema no Estado de Pernambuco.

Fonte: Teresa Padilha

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...