Advertisement

Facebook

Recife constrói plano para saúde do adolescente



O município de Recife está em fase de conclusão do Plano Operativo Estadual que traça as referências para a saúde integral do adolescente. 
Neste mês, serão feitas duas reuniões para conclusão do trabalho, que, após aprovado, poderá receber financiamento do Ministério da Saúde (MS) para custeio e manutenção de algumas ações. Nesta quarta-feira (11/01), o encontro acontece na Vara da Criança e do Adolescente, no bairro da Boa Vista. No próximo dia 18/01, a reunião será na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Bongi.
“Estamos verificando como o adolescente está sendo atendido na rede, as referências e os profissionais que estão focados nesse âmbito. Após esse mapeamento, podemos discutir outras ações efetivas para melhorar e ampliar esse tipo de assistência”, afirma a coordenadora do Adolescente da SES, Clara Andrade. Segundo ela, um dos focos do trabalho é na área de saúde mental, que engloba também álcool e outras drogas. A saúde bucal também está em discussão.
De acordo com a Coordenação do Adolescente da SES, Jaboatão dos Guararapes, Arcoverde, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima, Garanhuns, Petrolina e Caruaru já possuem seus planos. O valor do montante é proporcional ao número de adolescentes de cada localidade. Já o repasse da verba do Ministério da Saúde é feito diretamente para o fundo municipal e, anualmente, é preciso informar ao MS o andamento e se houve mudanças nas diretrizes do plano.
No Recife, o Plano Operativo está sendo desenvolvido em parceria com as secretarias de Saúde municipal e Estadual, da Criança e da Juventude e de Defesa Social, além do Poder Judiciário e da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase).
Fonte: Secretaria de Saúde

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...