terça-feira, 25 de outubro de 2011

Vem ai o 12.º Encontro Pernambucano de Coco

Foto: Divulgação

Começa nesta sexta e sábado (28 e 29/10), das 10h às 20h, a etapa final do 12º Encontro Pernambucano de Coco, que acontece nos meses de outubro e novembro. Pela primeira vez as cidades de Rio Formoso e Ilha de Itamaracá sediarão o tradicional evento de cultura popular, além de Pontezinha, no município do Cabo de Santo Agostinho, reduto histórico do coco no Estado e do próprio projeto. 

O objetivo é resgatar, preservar e dar manutenção ao folguedo popular do coco no Nordeste, criando condições de Intercâmbio e sustentabilidade das matrizes culturais, regatando também a dança peculiar da brincadeira e também fortalecendo os grupos culturais existentes e em formação. O projeto conta com palestras, oficinas, exposições, cinema e shows e, é o único, exclusivamente dedicado ao Coco de Roda no país e conta com o apoio das prefeituras de Rio Formoso, Ilha de Itamaracá e Cabo e Santo Agostinho. A realização do festival é do Centro Cultural Farol da Vila (CCFV) e do Ponto de Cultura Coco de Pontezinha.

O Encontro Pernambucano de Coco 2011 é um projeto selecionado no Programa Cultural das Empresas Eletrobras/Chesf – 2011 e um dos 23 projetos aprovados no 3º Edital PPC - Petrobras Cultural /Festivais de Música 2010, incentivado através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura.  O Encontro Pernambucano de Coco vem levando adiante sua forma de atuação, e em 2011, com a realização do festival em cinco municípios pernambucanos e participação de grupos de quatro estados nordestinos (AL, PE PB e RN), com presença de matrizes tradicionais do coco de roda e seus brincantes. O projeto vem contribuindo efetivamente para a cena regional da música popular, transformando e fortalecendo o Coco como patrimônio cultural e imaterial brasileiro.

Neste encerramento do festival participarão grupos de quatro estados nordestinos (Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte).  A iniciativa teve início nos meses de julho e agosto e já passou por Ipojuca (Porto de Galinha) e Olinda com êxito absoluto.Além dos shows, a programação nas três cidades inclui:

- Oficina e aula-espetáculo de coco e ciranda com Mestres Griôs do Ponto de Cultura Farol da Vila (Coco de Pontezinha);
- Oficina de cultura digital e leitura, exclusivamente em Pontezinha, na sala de inclusão digital do Ponto de Cultura (Coco de Pontezinha);
- Palestra ‘’Cultura e Incentivos’’ ministrada pelo coordenador geral do projeto Marcos Moraes (Centro Cultural Farol da Vila) e participação dos produtores culturais Afonso Oliveira (Pontão Canavial), Beth de Oxum (Ponto de Cultura Coco de Umbigada) e Lula Gonzaga (Ponto de Cultura Cinema de Animação);
- Roda de mestres do coco (tema: Encontro Pernambucano de Coco – 12 anos e a Ação Griô Nacional), com participação de mestres, griôs, gestores público e da sociedade civil;
- Exposição fotográfica Mestres do Coco Pernambucano (projeto de categoria artes visuais, vencedor do 1º Prêmio de Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras, patrocinada pela Petrobras, Ministério da Cultura, Fundação Palmares e Cadon – Centro de Apoio ao Desenvolvimento/RJ);
- Cinema (cineclube); Com exibição dos vídeos pernambucanos ‘’Mestre Galo Preto’’ e  ‘’A Hora do Coco – Selma e Convidados’’

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Rio Formoso/ PE

28/10/2011
10h - Palestra "Cultura e Incentivos", no Centro Cultural Municipal.
14h - Exposição "Mestres do Coco Pernambucano", no Mercado de Artes.
15h - Oficina e Aula Espetáculo de coco e ciranda, na Praça Central.
20h - Shows (Praça Agamenon Magalhães): Coco do mestre Nelson Rosa, de Arapiraca (AL); Arnaldo do Coco, do Amaro Branco (Olinda/PE); e Aurinha do Coco, de Olinda (PE).

29/10/2011
14h - Exposição "Mestres do Coco Pernambucano, no Mercado das Artes.
15h - Roda de mestres e Grôs, no Centro Cultural Municipal.
19h - Cinema na Rua, na Praça Agamenon Magalhães, com os vídeos "Mestre do Galo Preto"e "A Hora do Coco"
20h - Shows na Praça Agamenon Magalhães, com Coco de Pontezinha (Cabo de Santo Agostinho/PE), Selma do Coco (Olinda/PE) e Toadas de Pernambuco (Cabo de Santo Agostinho/PE). 

Ilha de Itamaracá/PE

04/11/2011
10h - Palestra "Cultura e Incentivos", na Câmara dos Vereadores / Pilar
14h - Exposição "Mestres do Coco Pernambucano", na Praça do Pilar
15h - Oficina e Aula espetáculo de Coco, na Praça do Bem Amado/ Jaguaribe
20h - Shows na Praça do Pilar, com Coco do Mestre Zé Zuca, de Queimadas (PB); Grupo Palha de Coco, de Paratibe/Paulista (PE); e Zé de Teté, de Limoeiro (PE).

05/11/2011
14h - Exposição "Mestres do Coco Pernambucano", no Palanque do Coco.
15h - Rodas de Mestres e Griôs, no Palanque do Coco
19h - Cinema Paranambuco - Cocada Cineclube, na Biblioteca do Pilar
      Videos "Mestre Galo Preto" e "A Hora do Coco"
20h - Shows na Praça do Pilar, com homenagem às mestras Coquistas da Ilha de Itamaracá; Coco de Zambé do Mestre Geraldo, de Cabeceiras/ Tibau do Sul (RN); Samba de Coco Raízes de Arcoverde, de Arcoverde (PE); e A Cocada, de Olinda (PE)

Cabo de Santo Agostinho

11/11/2011 - Pontezinha

10h - Palestra "Cultura e Incentivos", no salão da Igreja Rainha da Paz
14h - Exposição "Mestres do Coco Pernambucano", no Palanque do Coco
15h - Oficinas e Aula Espetáculo de Coco e Ciranda, no Palanque do Coco
20h - Shows no Palanque do Coco com Coco do Mestre Dié, de Ponte dos Carvalhos (Cabo de Santo Agostinho - PE); Coco do Mestre Goitá, de POntezinha (Cabo de Santo Agostinho - PE) Coco do Mestre Zezinho, de Pontezinha 

12/11/2011 - Pontezinha
14h - Exposição "Mestres do Coco Pernambucano", no Palanque do Coco
15h - Roda de Mestres Griós, no Palanque do Coco
19h - Cinema na Rua - Cocada Cineclube, no Palanque do Coco, com os vídeos "Mestre Galo Preto" e "A Hora do Coco
20h - Shows no Palanque do Coco, com Coco de Roda Pagode Comigo Ninguém, de Chã de Bebedouro-Maceió/AL), Coco de Umbigada (Guadalupe-Olinda/PE) e Coco Popular de Aliança (Chã de Camará-Aliança/PE).



Informações : Luciana torreão

Nenhum comentário:

Postar um comentário