terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ônibus da Região Metropolitana terão GPS até janeiro

Foto:Roberto Pereira

Você já teve vontade de reclamar que um ônibus queimou uma parada? Ou que o motorista correu de mais? Ah, ainda teve aquele que cortou caminho e te fez perder a sua parada?
A partir de janeiro , você e os dois milhões de usuários de transporte coletivo da Região Metropolitana do Recife terão um aliado de primeira em relação a isso. 
O Governo de Pernambuco lançou na terça-feira (25), o Sistema de Monitoramento via GPS ( Sistema de Posicionamento Global). 

Através do GPS, o passageiro terá acesso direto às informações sobre suas linhas via SMS: basta enviar um torpedo informando o código da parada em que se encontra e o número da linha que pretende pegar para receber, em até 10 segundos, os horários de chegada dos próximos três ônibus do seu itinerário.

O sistema será coordenado pelas empresas pernambucanas Cittati, Midiavox e Cerpap e funcionou perfeitamente durante a demonstração. 

As empresas de ônibus tem até o dia 31 de janeiro de 2012 para instalarem os GPS em toda a frota e a previsão é de ter todo o sistema instalado e funcionando em março.

O uso dos aparelhos de GPS também vai possibilitar ao Grande Recife Consórcio Metropolitano de Transporte monitorar o comportamento de toda a frota através de um Centro de Controle e Operações (CCO). Na tela do computador, será possível ver onde está cada um dos três mil ônibus do sistema, se ele está atrasado, se possui acesso para pessoas com deficiência e outros detalhes. Já os terminais de integração vão ganhar painéis de LCD (parecidos com os instalados em aeroportos) para mostrar em tempo real os horários de embarque e desembarque de cada uma das linhas.

Para ajudar no monitoramento, o governador Eduardo Campos instituiu um comitê de busca para selecionar três gerentes de terminais e 36 gestores. O intuito é substituir os funcionários terceirizados que hoje fazem o serviço e reforçar o gerenciamento dos terminais de integração do SEI (Sistema Estrutural Integrado), que foi dividido em três gerências: Sul, Norte e Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário