Advertisement

Facebook

1.º Encontro Mundial de Blogueiros mostra que a união faz a força e mostra por que crescemos tanto

Foto: Amannda Oliveira

Participar do 1.º Encontro Mundial de Blogueiros foi um desafio, não foi fácil chegar lá, como no dia a dia não é fácil ser blogueira. Diariamente damos a cara pra bater para que você possa estar não só informado, mas a cima de tudo, refleta sobre a sua realidade através das nossas palavras.

No encontro mundial de blogueiros, realidades diferentes, seja por estado ou por país, no entanto, histórias semelhantes.
Blogueiros perseguidos, ameaçados por políticos locais, escrachados em câmaras de vereadores, ameaçados de morte e mortos. Agentes da novas mídias que são forçados diariamente a se calar, a se adequar as velhas e tradicionais mídias que só publicam o que se espera delas, ou que são pagas pelos governantes para dizer a você que tudo vai bem, quando sabemos que não vai.

Não é fácil,ser blogueiro, defender a bandeira da informação independente mesmo quando damos uma notícia que todo mundo publicou, mas temos uma missão de não só repassar informações, mas produzir pra você conteúdo com qualidade e verdade.
Você pode até não achar tão atraente quanto a publicação a respeito de um artista que você curta, mas que é necessário que seja lida.

Um dos palestrantes, nos disse que se ficássemos um dia sem escrever, vocês não sentiriam nossa falta, dois meses então, deixaríamos de existir e isso é verdade. Se as redes sociais fornecem notícia rápida e diária e isso deixa de acontecer, somos automaticamente substituídos por quem as forneça.

Uma das minhas missões neste encontro, foi convidar pessoalmente para o 1.º Encontro de Blogueiros do Interior de Pernambuco que realizaremos nos dias 27 e 28 de abril na cidade de Arcoverde /PE e que pretende reunir blogueiros, twiteiros e faceboqueiros  não só pernambucanos, mas de qualquer pessoa que se enquadre em uma destas categorias um jornalista e blogueiro que é exemplo pra nós, o Altamiro Borges (Miro) e discutir os rumos desta rede que luta pela democratização da comunicação, pela liberdade de expressão e por um mundo democrático, onde a mobilização começa aqui e vai as ruas junto com você.

Uma história que muito me emocionou foi de um grupo que veio de um país latino americano e que passou 18 horas em uma viagem de ônibus para participar do encontro e que ficou em um acampamento sem terra, por não ter condições de pagar hospedagem. Me perguntei se teria tido essa coragem e quando eles gritaram palavras de luta e democratização me levantei para aplaudi-los de pé.

A união das novas mídias tem auxiliado revoluções no mundo. O Egito é um bom exemplo disso. Blogs, twitter e facebook, são ferramentas de convocação de mudanças que se fazem nas ruas, mas que os ditadores não conseguem calar.


A união faz a força, vamos lutar juntos pela democratização da comunicação no Brasil e nós blogueiros por ver transformada em profissão a nossa categoria.

Em 2012, o encontro se repetirá em Foz e gostaria muito de encontrar companheiros dos blogs pernambucanos, paraíbanos , cearenses... Temos que nos unir por um mundo melhor por estados nordestinos melhores para o nosso povo.

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...