Advertisement

Facebook

Pernambuco vai recompor a caatinga do Araripe

Foto: Humberto Pradera

O governador Eduardo Campos se reuniu na terça-feira (20), com o Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho para viabilizar o repasse de recursos para a recomposição da caatinga devastada na região do Araripe. O convênio assinado pelo Governo de Pernambuco e o Ministério da Integração beneficiará 15 município cuja mata nativa deverá ser recuperada e os agricultores capacitados para fazer a exploração sustentável do meio ambiente.

O desmatamento desmedido da caatinga, tem causado a degradação do ambiente e de modo particular a desertificação. O Araripe, concentra o Polo Gesseiro de Pernambuco e é responsável por mais de 13 mil empregos diretos e 66 mil indiretos, com faturamento da ordem de US$ 300 milhões por ano (mais de R$ 500 milhões). O problema, na questão, é que 70% a madeira utilizada como lenha é retirada da Caatinga.

O Programa de Desenvolvimento Florestal Sustentável, do Ministério da Integração, prevê um conjunto de ações que vão da realização do zoneamento agroecológico até o plantio de florestas energéticas, ou seja, de espécies vegetais adaptadas para a produção de lenha, preservando a caatinga.

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...