Advertisement

Facebook

Nível de mar subirá mais do que o previsto para 2100, diz estudo


Um estudo australiano divulgado nesta segunda-feria (23), sobre aquecimento global, mostra que o nível do mar subirá um metro a mais do que o calculado anteriormente, em 2100.
"O cálculo plausível do aumento do nível das águas do mar para 2100, em comparação com 2000, é de 0,5 a um metro", segundo o relatório intitulado "A década crítica" da Comissão de Mudança Climática.
Este número supera os cálculos do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, que previu um aumento de 0,18 a 0,76 metro para esse mesmo período, informa o documento.
O nível das águas do mar aumentou em 20 centímetros desde 1880, lembrou o estudo.
A comissão também cobra "descarbonizar" a economia australiana, ou seja, reduzir ao máximo as emissões de dióxido de carbono (CO2) e utilizar energias limpas até 2050.
O chefe da Comissão, Tim Flannery, disse que a Austrália tem exatamente oito anos e sete meses para cumprir o objetivo de reduzir em 5% a emissão de CO2 para 2020, em relação aos níveis do ano 2000, segundo a emissora local "ABC".
A Austrália é uma das nações mais poluentes do mundo em termos per capita, com uma taxa cinco vezes maior que a da China, justamente o principal mercado para suas exportações de carvão e outros recursos naturais.
A Austrália assinou o Protocolo de Kyoto quando os trabalhistas chegaram ao poder, em 2007, e atualmente se debate no país um polêmico imposto para a emissão de carbono.

Fonte:IG

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...