Advertisement

Facebook

II Festival Cena Aberta leva as tradições dos grupos culturais e o teatro para as ruas de Arcoverde


                     
                                          Foto: Amannda Oliveira

Teve início na noite desta quinta-feira (12), o II Festival Cena Aberta de Teatro organizado pela Tropa do Balaco Baco. O evento começou na Estação da Cultura com o Auto do Boi Maracatu, depois os participantes e artistas seguiram em um cortejo formado pelo Boi Maracatu, a Cobra da Bexiga Lixa e grupos culturais para a Associação Cultural da Tropa do Balaco Baco.

                            
No percurso Everaldo Marques da Tropa do Balaco Baco falou ao blog sobre o evento e se emocionou ao lembrar da luta dos artistas de Arcoverde para fazer teatro. 
Foto: Amannda Oliveira
 
Foto: Amannda Oliveira

Na abertura, estavam presentes Amildomá Willim - Assessor de Articulação da Secretaria de Cultura no Sertão de Pernambuco, Andréa Marquim - Gerente do Sesc Arcoverde, Romualdo Freitas - Coordenador do II Festival Cena Aberta e Ligia Veiga da Grande Cia de Mistérios e Novidades do Rio de Janeiro, que destacaram as dificuldades vivenciadas pelo teatro de rua não só de Arcoverde como no Brasil, citando os passos que os levaram a realizar teatro na rua e deram as boas vindas aos grupos advindos do estados como Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo, Espírito Santo e Amazonas.
                        
         Foto: Amannda Oliveira
A organização do evento aproveitou a oportunidade para convidar aos presentes para um um debate em mesa redonda que acontecerá na próxima quinta-feira (19), no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA com o tema Sistema Nacional de Cultura e prerrogativas para adesão. O evento trará aos representantes do poder público e sociedade civil as novas regras para receber recursos da cultura como ter um órgão municipal de cultura, um conselho de cultura, entre outros. Deverão estar presentes representantes da Câmara de Vereadores de Arcoverde, Secretaria de Cultura do estado, FUNDARPE, FETEAPE (Federação de Teatro de Pernambuco), ARTEPE (Associação dos Realizadores de Teatro de Pernambuco, MTP-PE (Movimento de Teatro Popular de Pernambuco) ,da comunidade cultural arcoverdense, Centro de Cultur de Arcoverde -COCAR , dentre outros.
Fotos Amannda Oliveira

Amannda Oliveira
  

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...