A Associação Comunitária Castainho e Adjacência, começou nesta sexta-feira (13) e vai até este sábado (14) a 25ª edição da Festa da Mãe Preta que celebra a resistência dos remanescentes do Quilombo dos Palmares e homenageia a Mãe Terra. O evento conta com o apoio Institucional da Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Cultura.
A tradicional Festa da Mãe Preta envolve apresentações artístico-culturais das seis comunidades quilombolas registradas em Garanhuns, além de shows e oficinas culturais. Atrações como Negra Atitude, Afro Estrela, Quebrada do Gueto e Banda de Pífano Folclore Verde, fazem parte da programação junto com Estrelinha do Forró, Banda Edson Plays, Banda Castelo Branco, Andrezinho e Banda Ferrari e Djair e Banda.
A festa da Mãe Preta foi oficializada em 1986, mas já acontecia na Serra da Barriga (sítio histórico onde se localizava o Quilombo dos Palmares no Estado das Alagoas), com o nome de Festa do Quilombo em homenagem a mulher mais velha do grupo, a chamada Mãe Preta. A festa era restrita a comunidade. Depois que os negros se refugiaram no Castainho voltaram a realizar a festividade com o nome de Festa da Mãe Preta, aberta ao público.
Amannda Oliveira
0 Comentários