Advertisement

Facebook

Arcoverde comemora 82 anos.

Antiga povoação e sede do distrito de Olho D’água, situado no então município de Cimbres, Arcoverde teve outras denominações, como Olho D’água dos Bredos e Rio Branco, quando pertencia ao município de Pesqueira.


Em 1812, já se encontram referências à povoação de Olho D’água, onde existia a fazenda Santa Rita, com uma pequena igreja sob a invocação de Nossa Senhora do Livramento.

Em primeiro de julho de 1909, o povoado de Olho D’água dos Bredos foi elevado à categoria de vila pela Lei Estadual nº 991, passando em 12 de novembro de 1912 a figurar como distrito do município de Pesqueira, através de Lei Municipal.

Em homenagem ao Barão do Rio Branco, após seu falecimento, passou a se chamar Rio Branco. Tornou-se município autônomo, pela Lei Estadual nº 1928, em 11 de setembro de 1928, com terras desmembradas de Pesqueira e Buíque.

A mudança do nome Rio Branco foi realizada em 31 de dezembro de 1943, como uma homenagem ao Cardeal Arcoverde, primeiro cardeal da América Latina e nativo de Cimbres, pelo decreto-lei nº 952.

Em 2009, O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimou sua população em cerca de 68.000 habitantes com um Índice de Desenvolvimento Econômico – IDH de 0,708 .

Amannda Oliveira- Blog Falando Francamente
Foto: Amannda Oliveira
Este pólo regional oferece diariamente uma gama de serviços, sejam eles no comércio,agricultura, na área de saúde, hoteleira e até mesmo na área de educação devidos aos cursos oferecidos diariamente pelas faculdades e escolas do município, o que resulta em aproximadamente 4.000 visitantes diários na cidade, segundo pesquisa realizada junto aos meios de transporte.

A importante infraestrutura urbana de Arcoverde a coloca numa posição privilegiada, garantindo ao município a marca de mais importante centro expedidor e distribuidor de mercadorias para o sertão pernambucano, como também supridor de produtos básicos que são demandados por cerca de 26 municípios próximos.

Terra do samba de coco, que tem nos grupos Irmãs Lopes e Raízes de Arcoverde seus maiores expoentes, a Capital do Sertão, também deu origem ao grupo Cordel do Fogo Encantado hoje extinto e à Orquestra Super Oara, além de várias bandas de forró conhecidas em todo o Nordeste, como a Noda de Caju .

A partir das 15:30h haverá desfile das escolas públicas do município , bem como do Colégio Diocesano Cardeal Arcoverde.

Parabéns Arcoverde pelo seus 82 anos.

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...