Advertisement

Facebook

2.º Festival de Cinema Infantil nas Periferias acontece em Arcoverde


O projeto “2º FESTIVAL DE CINEMA INFANTIL NAS PERIFERIAS” acontece em três (3) comunidades da cidade de Arcoverde, Pernambuco: Canos, Cohab 1 e Maria de Fátima entre 23 a 28 de abril de 2024. O objetivo do projeto é expandir o acesso ao cinema nas comunidades periféricas do sertão de Pernambuco, formando plateias para o futuro e despertando as crianças para o interesse pelo cinema pernambucano.

Abrindo a programação do festival, nos dias 23, 24 e 25 acontece a Oficina Foto-Brincante para crianças entre 08 e 12 anos, em uma escola de cada comunidade. A oficina será ministrada pelo fotógrafo Anderson Lima, que vai passar a história e conceito da fotografia, apresentar a câmera fotográfica profissional e também a prática da fotografia. “Será bem dinâmica, vou colocar a criançada para descobrir a magia de como é brincar com a luz. Vou ensinar a eles como se manuseia a lente, a abertura, o diafragma e o iSO. E depois vou colocar a molecada para fotografar, para eternizar esse momento tão gostoso que será a oficina!”, conta Anderson Lima. Cada dia terá duração de 2 horas-aula.

A escolha dos filmes foi pensada para a infância e a juventude, com temáticas que passam por temas sensíveis m vida nas periferias brasileiras como racismo, intolerância religiosa e bullying. Em quase todos os filmes, as crianças são as protagonistas. O documentário “Eu, Criança: Presente do Futuro, por exemplo, trata de crianças na produção, no protagonismo da vida real. São crianças que estão se engajando em causas coletivas e liderando iniciativas pelo Brasil.” conta Iago Britto, curador do festival.

Serão exibidos 12 produções, entre animações, videoclipes e documentários, divididos entre as três comunidades. Cada sessão contará com a abertura e encerramento de um grupo cultural da cidade: Urso mimoso e Coco Raízes de Arcoverde (Sucupira), Maracatu Raízes Do Sertão e Coco Irmãs Lopes (COHAB 1) e Cortejo Boi Maracatu e Coco Erêmin (Maria de Fátima), respectivamente. As sessões acontecem em cada bairro dias 26, 27 e 28, sempre das 19h ms 22h

Todas as sessões contarão com acessibilidade em Libras e Legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE), visando a inclusão do público com deficiência. O projeto “2º FESTIVAL DE CINEMA INFANTIL NAS PERIFERIAS" é uma realização da Associação Cultural Raízes do Sertão com incentivo do Funcultura.

SERVIÇO:

OFICINA FOTO-BRINCANTE
Carga horária: 6 horas em cada escola Oficineiro: Anderson Lima


| CENTRO DE ENSINO INTEGRAL JONAS DE FREITAS LIMA

Quando: 22, 23 e 25 de abril de 2024, das 10h ms 11:40h EXCETO DIA 23 QUE SERÁ DAS 8:00 ÀS 9:40

Endereço: Travessa Joel de Holanda Cavalcante, N.º 100 – Bairro Cohab 1 56519-041 -

Arcoverde-PE
(Em frente m Mercearia da Jane)

| ESCOLA JOSÉ MEDEIROS DA FONSECA |
Quando: 15 a 17 de abril de 2024, das 15:30 h ms 17:00 h
Endereço: Rua José Ferreira de Lima s/n – Sucupira 56511-001 – Arcoverde/PE (Perto da Associação Cultural Raízes do Sertão)

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES MARIA DE FÁTIMA FREIRE |
Quando: 23 a 25 de abril de 2024, das 15:30h ms 17h
Endereço: PE 270, s/n – Quadra 17 - Loteamento Maria de Fátima (As atividades serão desenvolvidas no Salão de Festas)

Sobre o oficineiro:

Anderson Lima é conhecido como Dinho, natural de Arcoverde, no Sertão do Moxotó. Tem uma carreira de 12 anos como fotógrafo, participando de vários projetos como fotógrafo still, making off e produção de vídeos. Ministrou oficinas de fotografia e dirigiu clipes musicais e o curta “Cacau, Yabá de Xambá”.

SESSÕES:

| SUCUPIRA |

Quando: Dia 26, das 19h as 22h
Endereço: Rua João Cavalcante de Melo, n.º 76 - Sucupira – Arcoverde/PE
Cortejo de abertura: Urso Mimoso
Encerramento: Coco Raízes de Arcoverde

| COHAB 1 |
Quando: Dia 27, das 19h ms 22h
Endereço: Rua Três, n.º 45 – Bairro Cohab 1 – Arcoverde/PE Cortejo de abertura: Maracatu Raízes do Sertão Encerramento: Coco Irmã Lopes

| RESIDENCIAL MARIA DE FÁTIMA |

Quando: Dia 28, das 19h ms 22h
Endereço: PE 270, s/n – Quadra 17 - Loteamento Maria de Fátima - Salão de Festas do Residencial Maria de Fátima
Cortejo de abertura: Boi Maracatu
Encerramento: Coco Erêmin

Informações: Jéssika Betânia

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...