Advertisement

Facebook

1ª edição do Domingo Cultural exaltou história de Garanhuns


Uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Cultura promoveu ontem (05), a primeira edição do Domingo Cultural no Parque Euclides Dourado. Neste mês o evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Educação, por meio das três bibliotecas do município, e teve como tema “Garanhuns é cultura com poesia” definido pela professora Paula Cavalcante da Escola Silvino Almeida.
“Pensei nesse tema justamente por enxergar Garanhuns como um celeiro de artistas. A cidade respira arte, desde a sua história até a infinidade de artistas que tão bem retratam a nossa cultura. Além disso, sempre contamos com a presença expressiva da população em eventos assim”, explicou a professora Paula.
Já na abertura, o músico Filipe Botnik fez uma apresentação instrumental com canções como Imagine, de John Lennon; e Aquarela, de Toquinho. Em seguida foi a vez de Jackelinne Brasileiro, da Biblioteca Ler é Preciso, contar a história de Garanhuns de forma bem descontraída e divertida.
A professora Edilene Sobral, que será homenageada este ano na Bienal do Livro, deu um show de apresentação recitando três cordéis que prenderam os visitantes do começo ao fim da narrativa. A tarde contou ainda com a presença de um convidado pra lá de especial, o cantor Celino Melo que falou um pouco sobre a sua trajetória e prestigiou  a apresentação das alunas da Escola Gabriela Mistral, com a música Amigos de Garanhuns, de sua autoria.
E as expressões de arte e cultura não pararam por aí, o escritor Carlos Guedes e Gonzaga de Garanhuns também tiveram espaço para subir ao palco e falar um pouco sobre suas obras literárias que retratam a história do município.
“O objetivo desse evento é poder fazer que a população de Garanhuns conheça a cidade. Muitas vezes nós falamos e temos preocupação de apresentar a cidade apenas aos turistas. O Domingo Cultural será realizado todos os meses. Vamos aproveitar para apresentar os filhos da nossa Terra e atender as diversas linguagens culturais”, explicou a secretária de Turismo e Cultura, Neile Barros.
Paralelo a toda essa programação, os visitantes ainda puderam participar de mais uma edição da Feira do Parque. Por outro lado, as crianças aproveitaram cada instante do canto da leitura instalado pela Secretaria de Educação. O espaço foi preparado carinhosamente com as mesmas obras e estruturas que serão disponibilizadas para as escolas da rede.
Para Kauely Almeida, secretária de educação, momentos como esse vêm reforçar a importância da valorização da história. “Estamos nas proximidades do Dia de Garanhuns, e nós, enquanto Secretaria de Educação, não podíamos deixar de promover oportunidades para que a população tenha acesso a história do nosso município e ainda participe de atividade culturais nu local tão agradável como é o Parque Euclides Dourado.
Camila Juliete

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...