Advertisement

Facebook

“Limitação da Internet no Brasil”, como assim?

Nos últimos dias vem repercutindo as notícias de que as operadoras, principalmente a VIVO, vão limitar os planos de Internet fixa dos seus usuários.

Limitação da Internet no Brasil

Tudo começou com a notícia de que prestadoras de serviço de internet (Net, Vivo, GVT, Oi) pretendem impor limites de dados na internet fixa, da mesma forma que já fazem com a conexão de celulares. O superintendente de competição da Anatel, Carlos Baigorri, acredita que a adoção do sistema de franquia de dados nas conexões fixas é algo positivo para quem consome menos. Além disso, a limitação de tráfego de dados já era algo esperado no mercado, segundo ele.

Mas, se a adoção de franquia de dados em redes fixas for realmente implementada, muitos consumidores podem sofrer com o esgotamento da franquia em redes com alta velocidade. O uso de plataformas de vídeos como YouTube e sites de streaming de filmes e séries como a Netflix, pode deixar sua Internet mais cara.

No entanto, ainda existem consequências mais sérias como, por exemplo, a limitação do uso de sites educacionais online (alguns gratuitos), já que a maioria trabalha com cursos em vídeo aulas, e para o carregamento de vídeos em boa qualidade exige mais consumo da banda larga. Caso a Internet seja limitada, você terá que pagar por pacotes adicionais ou não conseguirá assistir os vídeos/filmes ou as aulas na sua Internet.

NÃO DEIXE QUE LIMITEM O SEU CONHECIMENTO

A VIVO é uma das maiores operadoras do País, presente em muitas cidades do Brasil. No Estado de Pernambuco existe até o Programa Conexão Cidadã, que leva o serviço de telefonia móvel e internet 3G ao Interior, através da construção de torres, uma parceria do Governo Estadual com a operadora de telefonia móvel da Vivo.

Recentemente a empresa comprou a GVT e a integrou ao portfólio de serviços, extinguindo a Marca GVT do mercado. Com a aquisição da GVT, que estava se tornando conhecida com seus serviços de boa qualidade e alta velocidade presente em diversas cidades do país, a Vivo se tornou ainda maior.

É importante se posicionar contra tal adoção das operadoras em limitar a Internet de alguma forma. Algumas empresas como a TIM apostam em um caminho oposto para fortalecer seus serviços, sem implementar limites. "Não vamos implementar limite de franquia na banda larga fixa", disse o executivo da TIM, Rodrigo Abreu, durante evento em que a companhia apresentou sua nova identidade visual.

Enquanto gigantes da Internet como Google e Facebook estão investindo em projetos inovadores que envolvem a difusão de Internet banda larga de alta velocidade em todo o planeta. No Brasil, as operadoras de telefonia ficam criando planos para limitar o acesso a Internet banda larga.

Por Guilherme Amarino
Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas de Informações

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...