Inscrições abertas para formação em educação inclusiva


Refletir e discutir sobre os processos educacionais inclusivos. Este é o objetivo do curso “Reflexões e Práticas de Inclusão: da Reabilitação à Escola”, que será realizado nos próximos dias 23 e 24 de janeiro, das 9h às 18h, no Recife. A capacitação, voltada para terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos e psicopedagogos, será ministrada pelo renomado terapeuta ocupacional catarinense, Régis Nepomuceno, palestrante nacional e internacional que acumula vasta experiência no tema. Nepomuceno também é o criador do aplicativo “Minha Rotina Especial”. A ferramenta, que tem apresentado resultados práticos e positivos, organiza as etapas de cada atividade do dia-a-dia que devem ser realizadas pela pessoa com deficiência e dificuldades no desenvolvimento.

Entre os temas que serão abordados na capacitação está a adaptação de material escolar e do currículo pedagógico, além da discussão sobre o processo de ensino-aprendizagem e o debate sobre a necessidade da escola de apoio. Também está no conteúdo programático do curso questões como indicação e o uso das tecnologias para a educação, que são dispositivos que buscam garantir a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social da pessoa com deficiência. As inscrições podem ser realizadas até a quarta-feira (20/01), através do e-mailcontato.pe@inclusaoeficiente.com.br. O evento é uma realização da empresa Inclusão Eficiente - Consultoria e Assessoria em Inclusão e Reabilitação, comandada, em Pernambuco, pelas terapeutas ocupacionais Bruna Almeida, Nara Sandes e Thaisa Angelo.

O debate sobre o tema voltou à tona com a aprovação da Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência (13.146/15), que, entre outras disposições, direciona as escolas em todo País a realizarem as adaptações definidas na legislação para garantir a inclusão efetiva de alunos com deficiência. A realidade da educação inclusiva no Brasil apresenta uma grande disparidade entre a teoria e a prática. Não são raras as vezes em que os pais se deparam com escolas despreparadas em infraestrutura e grade curricular inadequada, além da falta de qualificação dos profissionais que atendem os alunos com deficiência.

“Além das adaptações de ordem prática, como adequação do mobiliário e implantação de rampas, também é necessário realizar a adaptação curricular e estimular o entendimento da escola como agente formador de pessoas para a vida, onde as crianças aprendem muito mais do que ler e escrever, aprendem conceitos e fazeres que serão importantes para seu desempenho nas suas atividades da vida diária. Para isso a sensibilização e humanização dos profissionais que atuam nessa área é fundamental. Estas são ações importantes para trilhar um caminho eficiente para a inclusão”, ressalta Bruna Almeida, terapeuta ocupacional, e sócia da Inclusão Eficiente.

PALESTRANTE – Regis Nepomuceno é terapeuta ocupacional e diretor da Inclusão Eficiente, empresa que presta assessoria e consultoria para empresas, escolas e famílias para inclusão escolar e a reabilitação infantil em todo Brasil e no Exterior.
Especialista em Psicopedagogia, formação no conceito Neuroevolutivo Bobath e Integração Sensorial e PediaSuit Protocol, Nepomuceno também é mentor do LIFE- Programa de Intervenção Domiciliar e um dos criadores do Aplicativo Minha Rotina Especial. A ferramenta
​ ​
foi​
​ ​
desenvolvida em formato de agenda.​



 CONTEÚDO:

•Histórico da Inclusão Escolar
•Leis e direitos da pessoa com deficiência
•Escola pública X Escola particular
•Principais patologias
•Indicação e adaptação de tecnologia assistiva
•Professor titular
•Segundo professor/Professor auxiliar/Tutor/ Monitor: indiferente do nome, qual seu papel?
•Adaptação de material escolar
•Adaptação de Currículo funcional
•Processo de ensino aprendizagem
•Escola de apoio
•Estudos de caso

SERVIÇO: 
Data: S​ábado​
​ ​
(23/01) e D​omingo (24/01)

Local: Av. Norte 3003, Térreo – Rosarinho, Recife.
Horário: 9h às 18h – carga horária 16h
Investimento: R$350,00
Mais informações e inscrição: contato.pe@inclusaoeficiente.com.br

Angélica Renepont

Nenhum comentário

Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.