Advertisement

Facebook

Vale do Vale do São Francisco se prepara para receber a II Feira do Livro dia 06 de agosto


Entre os próximos dias 06 e 08 de agosto a região contará com a nova edição da Feira do Livro do Vale do São Francisco, que movimentará mais uma vez o Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções Nilo Coelho, em Petrolina, com uma programação repleta de ações instigantes e diferenciadas para o púbico infantil, juvenil e adulto, como palestras, debates, lançamentos e oficinas, assim como atividades de entretenimento cultural relacionados à literatura e ao universo da leitura e do conhecimento como um todo. Com o tema “Literatura, inovação e educação”, o evento chega com a proposta de reforçar o poder desta tríade como agentes de transformação e de desenvolvimento social do Vale. “Em 2014, a programação literária da feira foi marcada por um longo discurso em busca de identidade, que atravessou as falas dos autores, de Ronaldo Correia de Brito a Elvira Vigna. Esse ano, como a prefeitura procurou focar na questão da educação, de problematizar essa temática, buscamos convidados que tratassem desse tema de formas diversas. Educar é um verbo que se conjuga na pluralidade e engloba não apenas livros e acertos, também erros e desvios. E desses elementos também é feita a literatura”, comenta o curador Schneider Carpeggiani.

O jornalista pernambucano responde novamente pela curadoria ao lado do jovem escritor Bruno Liberal, responsável pela coordenação da Plataforma de Lançamento, trazendo diversos expoentes nacionais para a agenda desses três dias da iniciativa promovida numa parceria da Cia de Eventos e da Prefeitura de Petrolina através do Secretaria de Educação, em sintonia com o lema da cidade: “Petrolina Cidade que Educa”. “O sucesso da primeira feira, no ano passado, projeta para este ano uma feira muito melhor. E, por isso, esperamos um volume bem maior de público este ano, com agregação de outros municípios, como os de Juazeiro e de Lagoa Grande, que estão envolvidos diretamente na iniciativa. E sabemos que teremos a participação massiva dos professores e alunos das redes municipais, que serão prestigiados com benefícios diretos para as próprias escolas. Além disso, o público geral que for à culminância a encontrará diversificada, pensando-a como uma estratégia para a ampliação do conhecimento e do saber.”, destaca o secretário de educação, Heitor Leite.

Em contagem regressiva, os visitantes poderão conferir lançamento e bate papo, por exemplo, com o escritor paulista Ricardo Lìsias, best-seller em 2013 com o romance Divórcio, que acaba de lançar um volume de contos pela Alfaguara, com o título Concentração. Outra autora convidada é a escritora Maria Valéria Rezende, que desde a década de 70 tem dedicado trajetória à educação popular, e ganhou mais notoriedade após dois Prêmios Jabuti com o trabalho No risco do caracol (2009), na categoria literatura infantil e com Ouros dentro da cabeça (2013) na categoria juvenil. Além disso, diversos nomes estão em destaques como o carioca Thiago Mattos, que vem para divulgar o seu segundo livro, Casa devastada; e o pernambucanos Cristiano Ramos que acaba de lançar o seu "Muito antes da meia-noite", ambos lançados pela Confraria do Vento Editorial. 

Por este motivo, a II Feira do Livro do Vale do São Francisco abre espaço para mesa de debates sobre mercado editorial em Pernambuco hoje numa dobradinha entre a editora Karla Melo da Confraria do Vento e o escritor Bruno Liberal, que também acaba de lançar o seu “O Contrário de B”, pela editora. Mas, outro importante diferencial desta edição são as oficinas de cartonera, de pequenos contadores de histórias e de como contar histórias para professores (numa parceria com a Trupe Sacola Literária) e de escrita criativa, ministrada pelo escritor Sidney Rocha. Todos esses workshops têm limites de vagas e estão disponíveis ao público mediante inscrições prévias pelo site do evento (http://www.feiradolivropetrolina.com.br/), onde também estarão para acesso aos interessados toda a programação de palestras e de lançamentos.

Ivelise Buarque


SERVIÇO:
2º. Feira do Livro do Vale do São Francisco
Quando: Dias 06, 07 e 08 de Agosto de 2015
Onde: Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, Petrolina
Endereço: Avenida Presidente Tancredo Neves, s/n, Centro, Petrolina - PE
Horário: 14h às 21h

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...