Advertisement

Facebook

Vamos ajudar o Filipe!


Eu sempre digo que os blogs e os meio de comunicação em si, tem obrigação de não apenas fornecer notícias , mas a cima de tudo, contribuir quando necessário para fazer a diferença na vida das pessoas.
Na noite de hoje no twitter uma campanha intitulada #AjudeFilipe me chamou a atenção e resolvi ver de perto do que se tratava.

Bem Filipe é um lindo menino que está lutando contra o câncer e cujas doses do seu remédio custam uma verdadeira fortuna.

Foi criado um site para uma campanha de arrecadação de recursos para que o medicamento seja adquirido. 

Como o nosso blog é visto em todo o estado de Pernambuco, cerca de 1o estados e mais de 40 países resolvi entrar nesta campanha na esperança que algum dos nossos leitores possam ajudar esta família.

O Filipe

O Filipe nasceu saudável em setembro de 2008 no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Ele era um bebê cheio de vida e muito amado por toda sua família. Aos nove meses de vida começou a apresentar alguns probleminhas que começaram a interferir em seu desenvolvimento. Depois de muitas visitas a médicos de diversas especialidades no Brasil, nos mandaram fazer uma biópsia do fígado para constatar o que ele tinha. Fizemos os exames pedidos e no dia 20 de abril de 2010, recebemos a notícia de que nosso bebê de apenas 18 meses de vida era portador de uma doença rara chamada “Histiocitose de células de Langherhans”, uma doença multisistêmica que já havia se instalado no fígado e pulmões, além de apresentar lesões na pele. A presença dessa doença no fígado já havia causado uma doença secundária nesse órgão e também muito rara: a “Colangite Esclerosante”. As duas doenças, além de raras, inspiram cuidados especiais pois o fígado pode entrar em colapso a qualquer momento. Em especial, a colangite esclerosante só é curada após transplante do fígado. 

Imediatamente começamos a fazer o tratamento indicado: a quimioterapia. A histiocitose é uma doença em parte oncológica e em parte autoimune. Por não ser muito conhecida, a medicação utilizada visa abaixar a resistência do organismo, já que uma das ações da doença no organismo é destruir os órgãos onde as células de Langherhans aparecem. Existem três protocolos reconhecidos internacionalmente para este tipo de doença. Logo começamos com a quimioterapia e após 18 meses de tratamento ele já havia feito os três protocolos sem obter grande êxito. A doença não entrou em remissão e permaneceu em atividade moderada. Durante este período, teve duas infecções graves e três crises hepáticas severas. A última crise hepática foi em maio de 2011, e o prognóstico não era nada animador. Entretanto, aos poucos ele foi se recuperando e conseguiu superar as expectativas de todos. 

Durante esse período descobrimos que nos Estados Unidos havia um estudo que obteve sucesso em casos semelhantes ao do Filipe, com uma medicação chamada Clofarabine. Após muita pesquisa chegamos ao médico responsável pelos estudos, o Dr. Carlos Rodriguez-Galindo, entramos em contato e ele manifestou interesse em avaliar o Filipe com mais cuidado. Demos início então a uma campanha no Brasil e conseguimos os recursos necessários para fazer a consulta e as primeiras sessões do tratamento nos EUA. No Brasil, a medicação Clofarabine não é aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), por esse motivo viemos para os EUA, certos de que aqui encontraríamos uma saída. 

Realizamos a primeira consulta com o Dr. Galindo em 22 de novembro de 2011 no Dana Farber Cancer Institute em Boston. Já na primeira consulta ele suspeitou que a doença primária estava entrando em remissão e que a maior necessidade era cuidar do fígado de Filipe. Sugeriu que fizéssemos uma consulta com a Dr. Maureen Jonas, especialista de fígado, o que aconteceu em 25 de novembro de 2011. Dra. Jonas pediu uma biópsia hepática e o resultado confirmou a suspeita dos médicos de que a doença primária estaria entrando em remissão e revelou mais, que o fígado estava bastante comprometido pela “Colangite esclerosante”, indicando assim a necessidade do transplante. Em 5 de janeiro de 2012 fomos chamados para uma reunião com o Dr. Galindo, ficamos muito felizes e surpresos ao saber que a doença primária estava mesmo entrando em remissão, o que favorecia a realização do transplante. Assim, o tratamento quimioterápico que viemos em busca, não foi mais necessário, porém, os recursos que temos não serão suficientes para pagar o transplante. 

No Brasil este tipo de transplante de fígado não é feito quando a doença primária não está totalmente curada. Confiamos muito na equipe de médicos que nos atendeu no Children’s Hospital, além de sabermos que estamos no melhor centro de tratamentos médicos do mundo. Por isso, sentimos a necessidade de realizar o transplante aqui. Sabemos dos altos custos deste procedimento, ainda mais que ao que tudo indica, o transplante será realizado a partir de um doador vivo, nesse caso, o pai do Filipe, e isso acarreta em custos ainda mais altos, pois, são duas cirurgias. Apesar de ter grandes centros médicos no Brasil e médicos ótimos e experientes, eles não têm feito transplante de fígado em pacientes nas condições do Filipe. Além disso, recém estão começando a fazer transplantes com doadores vivos sendo que aqui nos EUA, este tipo de procedimento já acontece há alguns anos. 

Antes de vir para os EUA, recebemos muita ajuda de muita gente – família, amigos, pessoas desconhecidas, e até inclusive um empresário brasileiro, que se dispôs a custear parte do tratamento do Filipe. Atualmente, o custo estimado é de cerca de 800 mil dólares. Assim, estamos pedindo a ajuda de todos que puderem somar-se a esse grupo de pessoas que estão colaborando. Se você puder e quiser associar-se a nós nesta luta pedimos que faça a sua contribuição, seja da maneira ou da quantidade que for. Se souber de alguma caridade ou outra entidade que poderia ajudar no caso do Filipe, por favor, compartilhe esta carta com os seus contatos. Toda ajuda é bem vinda. 

Para ajudar Filipe faça um depósito na conta abaixo mencionada:

Banco do Brasil
Agência: 0048-5
Conta Corrente: 64375-0
Beneficiário: Guilherme Ribeiro Wolff
CPF: 639.251.501-10

Se quiser conhecer o site que contém todas estas informações e algumas mais CLIQUE AQUI.

Amannda Oliveira

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Drita Protopapa07 março, 2012 11:48

    Obrigada por compartilhar...para brasileiros que moram nos EUA ou outra parte do mundo, podem visitar a pagina em ingles para fazer a doacao atraves da MAPS, uma entidade sem fins lucrativos que ajuda a comunidade de lingua portuguesa no estado de Massachusetts, EUA. O site: www.helpfilipe.com e o da MAPS: www.maps-inc.org. Vamos que vamos por Filipe Wolff!

    ResponderExcluir

Comments

...