Advertisement

Facebook

Se vivo fosse, Luiz Gonzaga completaria 99 anos


É impossível em um 13 de dezembro não lembrar do Gonzagão e não reconhecer a sua importância para a música não apenas nordestina, mas brasileira.
Luiz Gonzaga nasceu em um 13 de dezembro de 1912, uma sexta-feira, nas terras do Barão de Exú sendo o segundo dos nove filhos do casal Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesu. No dia do seu batismos, recebeu o nome de Luiz (por ser o dia de Santa Luzia) Gonzaga (por sugestão do vigário) Nascimento (por ter nascido em dezembro, também mês de nascimento de Jesus Cristo).

Em 1920 com 08 anos Luiz Gonzaga, substitui um sanfoneiro em festa tradicional na fazenda Caiçara, em Exu, a pedido de amigos do pai. Cantou e tocou a noite inteira e, pela primeira vez, recebe o que hoje se chama cachê; o dinheiro - 20$000 (vinte mil réis) - "amolece" o espírito da mãe, que não o queria sanfoneiro.

Após o episódio ele não parou mais. Foram anos e anos de uma carreira brilhante , marcada pela audácia e pala paixão as raízes nordestinas e a música tocada com sanfona, triângulo e zabumba.
Luiz Gonzaga era um visionário do seu tempo e descobriu grandes nomes da música como Dominguinhos.

Luiz Gonzaga morreu em 02 de agosto de 1989. Lembro como se fosse hoje de como chorei ao ver aquela triste notícia ser dada. Estava na cidade do Recife e lembro da reação das pessoas. Choro nas casas, pessoas querendo ir ao velório, artistas relembrando o que haviam aprendido com ele, a minha tristeza com um LP na mão.


Gonzagão levou o nordeste para o mundo e é referência até hoje para um forrozeiro que se preza.

Amannda Oliveira

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Luiz Gonzaga, O rei do forró, um sanfoneiro, que tocava de uma forma sem comparação. Era perfeito e imbatível, quando se apresentava para cantar e tocar sua inseparável sanfona.
    Orgulho para o povo de Exú, honra para os Pernambucanos e brasileiros. Ivan Brafman

    ResponderExcluir

Comments

...