Advertisement

Facebook

Óculos de Lampião são roubados do museu em Serra Talhada


No último fim de semana os óculos de Lampião foram furtados do museu Casa da Cultura de Serra Talhada. O roubo aconteceu após uma visitação. Como o lugar não contém câmeras de segurança não foi possível impedir e tão pouco identificar os criminosos.

Confiram o comunicado oficial do museu. 

COMUNICADO DA CASA DE CULTURA DE SERRA TALHADA

A Fundação Casa da Cultura de Serra Talhada comunica e torna público que entre às 18h e 22h do dia 11 de dezembro, foi furtado do acervo do MUSEU DA CIDADE um par de óculos em ouro 16 que pertenceu a Virgolino Ferreira da Silva (Lampião).
A peça em questão é de valor inestimável pela sua importância histórica. Foi tema de documentário do canal history Channel (Detetives da História) e foi autenticada como legítima, de propriedade do “rei” do cangaço, tendo sido doada ao Museu da Cidade por descendentes de antigo “coiteiro” do cangaceiro.
O furto aconteceu no horário de visitação, e uma vez que não possuímos câmeras de segurança, não fazemos ideia de suspeitos do crime. O fato foi registrado na delegacia de polícia. Perícias técnicas já foram efetuadas no local e comunicados estão sendo expedidos para diversas partes do país, já que por tratar-se de uma peça de reconhecimento internacional, poderá tentar ser negociada com colecionadores ou museus.
É lamentável a perda, e lamentável também a atitude de se furtar um bem que pertence ao povo, que resgata e conta um pouco do nosso passado, para talvez, deixar-se repousando em um ambiente onde somente poucos poderão contemplar. A história de um povo se conta através de fragmentos que chegam até nós, e é um patrimônio de todos. Tentar apossar-se desse patrimônio é crime hediondo, e no mínimo, um ato de extremo egoísmo.
A Fundação Casa da Cultura de Serra Talhada lamenta profundamente tal perda, e se desculpa perante toda sociedade por não ter conseguido guardar devidamente este patrimônio público, prometendo que providências serão tomadas e que todos os cuidados serão redobrados.

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...