Advertisement

Facebook

Fundaj lança Itinerário Musical do Nordeste

itinerario  
A Fundação Joaquim Nabuco vai lançar no mês de outubro, no Recife e em Juazeiro do Norte,  a coletânea Itinerário Musical do Nordeste. A coletânea é fruto de pesquisa realizada em 1976 e 1977 pelo então Instituto Joaquim Nabuco de pesquisas sociais, em parceria com o Instituto de Etnomusicologia e Folclore de Caracas. O trabalho foi recuperado e masterizado, resultando num valioso registro das manifestações folclóricas da região nordeste, realizado pelo Centro de Documentação e Estudos da História Brasileira (Cehibra), vinculado à Diretoria de Documentação.
  
O material que possui 10 cds reúne sonoridades de cultos afros-brasileiros (cerimônia de Obori, jurema, orixás, tambor de mina e Casa Nagô), além de bandas de pífanos, ciranda, tambor de crioula, maneiro-pau, coco de embolada, aboio, incelência, reisado, guerreiro, histórias e cantigas. 
São eles:

CD 1: Orixás
CD 2: Jurema/Obori
CD 3: Tambor de Mina/Casa de Nagô
CD 4: Ciranda/Tambor de Crioula
CD 5: Banda de Pífanos
CD 6: Repentistas
CD 7: Reisado/Guerreiro
CD 8: Maneiro-Pau/Coco de Embolada
CD 9: Aboio/Incelência
CD 10: Histórias/Cantigas
A pesquisa realizada pelo então sociólogo da Fundaj Enemerson Muniz, juntamente com os pesquisadores José Jorge de Carvalho, Rita Segato e Cristina Machado.

Com o lançamento da coletânea, o material agora estará acessível aos interessados no acervo da Fundaj. 

Fonte: Fundarj

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...