Advertisement

Facebook

Caruaru recebeu Oficina de Adesão à Rede Cegonha

Terminou ontem (01/09), o ciclo de oficinas para discutir o novo Plano Diretor de Regionalização (PDR) da Saúde e a implantação da Rede Cegonha em todos os municípios de Pernambuco. Em Caruaru, o encontro aconteceu no auditório da Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces) e contou com a presença dos secretários de Saúde dos municípios que compõe a IV e V Gerências Regionais de Saúde (Geres), além da secretária-executiva de Regulação em Saúde da SES, Reneide Muniz e da secretária-executiva de Atenção à Saúde, Tereza Campos.
O objetivo da reunião foi elaborar ações para que o programa da Rede Cegonha seja implantado no Estado e, em seguida, pactuar com todos os gestores municipais o desenho final do território, enfatizando as regiões e macrorregiões.
Durante a explanação sobre a Rede Cegonha, a secretária-executiva de Atenção à Saúde, Tereza Campos falou sobre os objetivos da rede, abriu discussão e apresentou os pressupostos de qualquer outra rede, seja ela oncológica ou atenção primária, por exemplo. “Qualquer rede que estamos pensando, há pressupostos a serem combinados entre os municípios. A Rede Cegonha será implantada em Pernambuco, respeitando o cronograma pactuado a partir das oficinas microrregionais”, destacou Tereza.
No segundo momento do evento, os participantes se dividiram em grupos para trabalhar, durante as oficinas, as formas de negociação para a implantação da Rede Cegonha nos municípios e, em seguida, apresentaram algumas propostas pré-estabelecidas durante a plenária.
Rede Cegonha – Instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. 
Fonte: Secretaria de Saúde de PE 

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...