Advertisement

Facebook

Assembléia Legislativa de Pernambuco recebe a exposição " Não tens epitáfio és bandeira"


A Assembléia Legislativa de Pernambuco abrigará durante o mês de agosto, a exposição “Não tens epitáfio pois és bandeira”, contendo imagens e textos que narram a vida em família e atuação política contra a ditadura do deputado federal Rubens Paiva, desaparecido desde 1971. A mostra em cartaz no Salão Nobre do Palácio Joaquim Nabuco traz parte de uma exposição com cerca de 200 fotografias que vem percorrendo todo o País.

A iniciativa tem o apoio da Mesa Diretora e foi viabilizada pela Comissão de Cidadania e pela Assistência de Preservação do Patrimônio Histórico do Legislativo, a pedido da Secretaria de Direitos Humanos do Recife. Fotos, documentos e cartas relatam de forma emocionante os momentos em família de Rubens Paiva, nascido em São Paulo, a prisão e a luta da esposa do parlamentar, Eunice Paiva, para esclarecer o desaparecimento do marido. Ele foi um dos primeiros deputados cassados após o Golpe de 64, e chegou a se exilar na Iugoslávia e na França. Em 1971, de volta ao Brasil, foi preso e torturado pelos militares, e depois reconhecido legalmente como morto, mas seu corpo até hoje não foi encontrado.
A exposição “Não tens epitáfio pois és bandeira”, é uma das ações do projeto Direito à Memória e à Verdade, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica.

Amannda Oliveira 

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...