Advertisement

Facebook

Profissionais de Saúde deverão notificar casos de violência contra o idoso

A presidenta Dilma Rouseff sancionou ontem que obrigada profissionais de saúde de instituições públicas e privadas a notificar casos suspeitos ou confirmados de agressão praticada contra idosos à autoridade sanitária - que pode ser a Secretaria Municipal ou Estadual de Saúde, além do próprio estabelecimento onde atuam. 
De acordo com Ministério da Saúde, o objetivo desta lei é garantir o compartilhamento de informações para a elaboração de políticas voltadas para os brasileiros com mais de 60 anos. Embora o registro compulsório de pacientes que sofreram maus-tratos esteja previsto desde 2003 no Estatuto do Idoso, a nova legislação pretende reforçar a prática. 

Desde de janeiro a Secretaria de Direitos Humanos criou o Disque 100. De lá pra cá foram registrados 3.049 casos de violência contra o idoso. A maior parte deles se refere a negligência (39), violência psicológica (29), abuso financeiro (15,5) e agressão física (15,5). Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia lideram o ranking de chamados ao Disque 100.


Se você conhece algum caso de mal trato contra o idoso, denuncie. Não permita que esta vergonha continue acontecendo. Você pode denunciar anonimamente se o preferir, mas não se cale diante de uma violência covarde como esta.


Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...