O Teatro de Retalhos estreia o espetáculo “Taumatrópio”



O Teatro de Retalhos estreia no próximo fim de semana, o espetáculo “Taumatrópio”, que se apoia na oralidade, música e formas animadas para a construção de uma narrativa popular que ressalta o Teatro como a arte de transformar a realidade em algo maravilhoso. Essa é, aliás, a tradução da palavra Taumatrópio, brinquedo óptico muito popular no século XIX.

A montagem foi realizada em parceria com a Cia Biruta, na ponte entre Arcoverde e Petrolina, cidades localizadas cada uma em uma ponta do Sertão pernambucano. Trazendo inspiração da obra de Gabriel García Márquez, Taumatrópio apresenta Melquíades e Remédios, dois vendedores do Elixir Xavier, que contam a partir de suas viagens pelo mundo, como reuniram os ingredientes que compõem a poção. O Homem da Cobra, os vendedores de elixires, unguentos de várias espécies e outras maravilhas, os contadores de causos nas feiras, alimentam o universo imagético do espetáculo.

Na dramaturgia da cena, figuras populares de diversos países (como Karagoz e Hacivat, do teatro turco), passam pela alquimia que os mistura m cultura nordestina. Bebendo de variadas fontes, o espetáculo faz também uso de técnicas diversas: música, perna-de-pau, máscaras e bonecos.

Diversos artistas emprestam sua arte ao espetáculo, que tem a assinatura de Antônio Veronaldo na direção, Cristiane Crispim na preparação física e criação das máscaras, Thiago Campos na direção de arte, Sandra Lira e Rafael Leite nos figurinos, Alexandre Revoredo na trilha sonora e Fagner Pessoa e Djaelton Quirino na cenografia. O projeto tem o apoio do programa Rumos Itaú Cultural 2023-2024, é uma realização do Teatro de Retalhos em parceria com a Cia Biruta e com produção Toró de Ideias.

Sinopse

Remédios e Melquíades, Mulher e o Homem da Cobra, giram o mundo demonstrando as maravilhas do Elixir Xavier, que promete a cura para todos os males, de pancreatite m solidão. Taumatrópio brinca entre os mistérios da alquimia e o charme do charlatanismo em um espetáculo popular, que transporta a feira medieval para a feira contemporânea.


Serviço:

Dias 13 e 14 de setembro 
Horário: 19h - Anfiteatro Henry Pereira - Estação da Cultura

Av. Zeferino Galvão, 119 - Santa Luzia, Arcoverde - PE, 56517-010 
Classificação: Etária: 12 anos
Duração: 50 minutos
Gratuito

Informações: Jessica Betânia

Postar um comentário

0 Comentários