Oficina de Tirinhas: Desenhos, Traços e Ideias une humor, poesia e liberdade criativa para expressar a identidade durante 33ºFIG



Aprender a se expressar de forma autêntica por meio do desenho e da palavra é o objetivo da formação gratuita intitulada “Desenhos, Traços e Ideias: Oficina de desenhos em Tirinhas”, que será conduzida pela arte-educadora e artista visual Ewa Amor dentro da programação do do 33º FIG – Festival de Inverno de Garanhuns. Ao unir traços, ideias, humor e poesia, a tirinha se transforma em um espaço íntimo de criação e partilha, capaz de provocar uma risada, despertar empatia ou traduzir um instante vivido.

A proposta de Ewa Amor, que também é idealizadora e ilustradora de Felizmina e Minos (@felizminaeminos), a página de tirinhas nas redes sociais, é desenvolver, através da oficina, uma linguagem visual própria, explorando o desenho como forma de identidade e expressão pessoal. Em um ambiente criativo e acolhedor, cada participante será convidado a transformar sentimentos, gestos e pensamentos em tirinhas autorais, com liberdade para transitar entre o cômico, o crítico e o poético.

A oficina vai acontecer entre os dias 14 a 18 de julho, das 13h às 17h, na Casa dos Saberes localizada na AESGA – Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns. Ao longo dos encontros, serão propostos exercícios que estimulam o olhar artístico, a escuta interna e o pensamento criativo, misturando humor, poesia e senso crítico, considerados três ingredientes fundamentais para a construção de tirinhas que vão além do entretenimento e se tornam pequenas obras de expressão. “Durante o processo, cada participante será incentivado a criar seu próprio personagem e desenvolver ideias de histórias que expressem sentimentos, situações cotidianas ou visões de mundo, sempre respeitando seu estilo, ritmo e modo único de traçar e riscar”, enfatiza a arte-educadora Ewa Amor.

Ao final do percurso, cada participante terá produzido uma ou mais tirinhas autorais que serão impressas e compartilhadas em uma publicação coletiva. Além disso, será criado um perfil no Instagram especialmente dedicado às produções da oficina, onde todas as tirinhas serão disponibilizadas, promovendo a visibilidade das criações e incentivando o diálogo com o público. Dessa forma, a oficina não apenas desenvolve habilidades artísticas e narrativas, mas também fortalece o reconhecimento da arte como um espaço legítimo de expressão, comunicação e pertencimento nos tempos atuais.

Mini Bio – Ewa Amor é artista visual, cineasta, fotógrafa, arte-educadora e produtora cultural. Atua nas áreas de artes visuais, audiovisual e educação, desenvolvendo projetos que promovem a democratização do acesso à cultura e à produção audiovisual. É idealizadora e ilustradora do projeto de quadrinhos “Felizmina e Minos”, no instagram, que reúne animações, tirinhas e HQs com mais de 400 mil visualizações. Dirigiu e produziu o filme de nanometragem “Mousse”, vencedor da 8ª Edição do Festival Brasileiro de Nanometragem e exibido no Festival de Contis (França) e no Festival FIKE (Portugal).

Desde 2024, atua como arte-educadora no Projeto Faz Art, da Prefeitura de Garanhuns. Em 2025, quatro filmes dirigidos por ela, com produção dos alunos, e foram finalistas na Mostra de Cinema Curta Vídeo com Verba Curta. Ministrou oficinas de audiovisual em edições do Festival de Inverno de Garanhuns, na Mostra Inhumas de Cinema (2024). Possui o canal Ewa Amor no YouTube e @ewaaamor no Tik Tok com vídeos que ultrapassam 100 mil visualizações.

SERVIÇO E FICHA TÉCNICA:
- Evento: “Desenhos, Traços e Ideias: Oficina de desenhos em Tirinhas”, dentro da programação de formação do 33º Festival de Inverno de Garanhuns
– Data: 14 a 18 de julho
- Horário: 13h às 17h
- Local: *Casa dos Saberes* que estará localizada na AESGA – Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns.
- Educadora: Ewa Amor (informações 87 99919-0748)

Assessoria de Imprensa: Fabiana Jansen

Postar um comentário

0 Comentários