As indumentárias de mestres e mestras de grupos de reisado de Garanhuns, com suas cores fortes e riqueza de detalhes, foram a inspiração para a artista Juliana Souto criar as fotografias que compõem a exposição Espelho de Brincantes, uma jornada visual ao universo do reisado, que tem inauguração neste sábado, 12 de julho, às 17h, no Centro de Produção Cultural do Sesc Garanhuns.
Espelho de Brincantes tem curadoria de Joana D’Arc Lima e pesquisa histórica de Edvania Kehrle. Na abertura, elas participam, junto com Juliana Souto, de um bate-papo onde aprofundam os temas que a exposição suscita. O espaço expositivo contempla um ambiente para as fotografias, onde a artista buscou capturar a essência dos mestres e mestras, chamado de Expressões da Alma e um segundo ambiente, Indumentárias da Tradição, onde estão em destaque as vestes com suas riquezas de detalhes, que também podem ser tocadas, mobilizando outros sentidos.
Foram pesquisados os mestres e a mestra de três grupos de reisado que atuam em Garanhuns desde a década de 1950. Eles foram fotografados em seus trajes de festa e nos quadros, que medem 1mx0,80cm, aparecem num ambiente onírico criado pela artista em tons de rosa. “Meu trabalho é uma mistura de fotografia de moda com a fotografia documental, onde mesclo a cultura pop internacional e a cultura regional. Esta exposição é minha forma de honrar estes mestres e mestra, chamando a atenção dos diversos públicos para a profunda conexão entre eles e suas deslumbrantes indumentárias festivas, revelando as raízes de suas tradições”, destaca Juliana Souto.
SERVIÇO – Abertura da exposição ESPELHO DE BRINCANTES
Local: Centro de Produção Cultural – CPC SESC (Rua Cônego Benigno Lira – Centro, Garanhuns)
Data: sábado, 12 de julho
Hora: 17h
Horário de visitação: terça a sexta-feira das 9h às 20h e sábado e domingo das 11h às 20h
Classificação etária: Livre
Acessibilidade: audiodescrição
Informações : Assessoria

0 Comentários