O projeto Vamos tocar e dançar Maracatu inicia sua circulação em Arcoverde, levando a rica tradição do Maracatu para as áreas rurais do município. O projeto oferecerá a oficina “Dança e toque” em três escolas municipais, proporcionando aos estudantes uma imersão no universo percussivo e coreográfico dessa importante manifestação cultural pernambucana.
Idealizado por José Allan Da Silva Santos, esta iniciativa é promovida pelo Maracatu Raízes do Sertão, grupo o qual o José Allan é batuqueiro desde a sua fundação. O grupo foi criado em 05 de março de 2014 com o intuito de resgatar e difundir o Maracatu no município. O Raízes do Sertão busca atrair crianças e adolescentes, oferecendo-lhes um caminho através da musicalidade dessa importante manifestação afro-brasileira, ainda pouco visibilizada no sertão.
Durante os encontros, os alunos terão a oportunidade de conhecer e executar nos tambores e instrumentos característicos do Maracatu e também os toques tradicionalmente associados às Nações de Baque Virado. Em um segundo momento, os participantes serão convidados a explorar os movimentos da Corte Real do Maracatu de Nação, aprendendo a história e os passos da dança que complementam a força da percussão.
As oficinas, com formato híbrido de percussão e dança, acontecerão entre os dias 12 e 30 de maio nas escolas Escola Municipal Adalgiza Cavalcanti (Vila São Francisco), Escola Municipal Ivany Rodrigues Bradley (Tamboril) e Escola Municipal Manoel Lumba de Oliveira (Aldeia Velha). As atividades são gratuitas e exclusivas para alunos e alunas dessas escolas.
O projeto Vamos tocar e dançar Maracatu é uma realização da Associação Cultural Raízes do Sertão tem incentivo do Funcultura - Microprojeto Cultural, Fundarpe e Governo do Estado e parceria da
Secretaria de Educação de Arcoverde. Mais informações sobre o projeto podem ser acompanhadas através do instagram @associacao.cultural.raizes e @maracaturaizesdo.
SERVIÇO:
Escola Municipal Adalgiza Cavalcanti - Vila São Francisco: 12 a 16 de maio, das 12h às 13h.
Escola Municipal Ivany Rodrigues Bradley - Tamboril: 19 a 23 de maio, das 15h às 16h.
Escola Municipal Manoel Lumba de Oliveira - Aldeia Velha: 26 a 30 de maio, das 14h às 15h.
Informações: Jessika Betânia
0 Comentários