Advertisement

Facebook

Projeto de Lei obriga emissão de som sempre que fotos ou vídeos forem registrados por celulares

 A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados, aprovou o projeto de lei que torna obrigatória a emissão de um som sempre que uma foto ou vídeo for registrado por celulares ou outros equipamentos digitais.

Imagem: Yakup Polat | Pexels reprodução.

O projeto de lei nº 583/2020 estabelece que os aparelhos capazes de registrar imagens devem emitir o som característico do obturador das câmeras fotográficas analógicas. O autor do projeto é o deputado José Guimarães (PT-CE).

O texto altera a Lei Carolina Dieckmann, de 2012, que tipifica como crime os delitos informáticos. O objetivo é prevenir a ação de assediadores, impedindo a captura de imagens não autorizadas.

Se a lei avançar e for sancionada, a comercialização de aparelhos silenciosos ficará proibida no País. Além disso, os novos celulares deverão já possuir o recurso instalado e impedir que o usuário desabilite o som.

De acordo com a proposta, a medida não traz prejuízos à economia do País. O texto cita que no Japão e na Coreia do Sul as câmeras dos celulares já emitem, obrigatoriamente, som, e que no Parlamento dos Estados Unidos está tramitando um projeto com o mesmo objetivo.

Fonte das informações: Estadão | Tecmundo

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...