O Sítio Minadouro, em Ingazeira, recebe nesta quinta-feira (25), a partir das 19h, o lançamento do livro "Mateus de uma vida inteira", de Sebastião Pereira de Lima (Mestre Martelo), com organização de Odilia Nunes e Cibele Mateus.

O lançamento vai contar com a apresentação do CAVALO MARINHO Boi Estrela.✨

A publicação, de 160 páginas, com fotos e ilustrações, mostra a vida do Mestre Martelo desde a infância, adolescência, a vida no corte da cana até seu encontro com o cavalo marinho, além de trazer uma compilação das histórias que ele costuma contar, e também depoimentos de familiares e brincantes. MATEUS DE UMA VIDA INTEIRA é um projeto realizado por No Meu Terreiro Tem Arte, de Odília Nunes, com recursos do Fundo Pernambucano de Incentivo à

Sobre o projeto:

MATEUS DE UMA VIDA INTEIRA é um projeto de pesquisa sobre a figura do Mateus do Cavalo Marinho Pernambucano, que tem como foco a vida e obra de Sebastião Pereira de Lima (Mestre Martelo), que com 87 anos de idade é o Mateus mais antigo do Brasil em atividade. A pesquisa foi feita por meio de trabalho de campo de Odília Nunes, Cibele Mateus e Vanessa Rosa, atrizes pesquisadoras que têm Mestre Martelo como referência de palhaçaria popular e comicidade negra. A pesquisa visa registrar a história, memórias, experiências e saberes desse mestre que é um patrimônio vivo brasileiro (ainda não reconhecido oficialmente).

“Para além de uma pesquisa sobre Mateus do Cavalo Marinho, MATEUS DE UMA VIDA INTEIRA é a reivindicação do registro de uma memória viva. É mais do que uma homenagem, é cultura que não se cansa em resistir, até numa simples lembrança. É ancestralidade. Veias, vozes e curvas do corpo. É pele marcada de histórias que existem, mas não puderam muitas vezes serem contadas. A cada passo, ouvimos mais forte o bater das bexigas de boi, dos ecos dos trupés batendo no chão, um imenso festejo de fazer levantar poeira de um passado recente. Como dizem os Mateus: Riba, pareia!”, as pesquisadoras.

FICHA TÉCNICA:

Autor: Sebastião Pereira de Lima (mestre Martelo)
Organização: Cibele Mateus e Odília Nunes
Revisão: Bebel Nepomuceno
Diagramação: Leticia Graciano
Ilustração: Leticia Graciano
Ilustração em aquarela: Isabel Gomide
Capista: Leticia Graciano
Fotografia: Ana Calline, Claudia Dalla Nora e Diego Pontes
Colaboração na organização: Vanessa Rosa
Imprensa: Ana Nogueira