Advertisement

Facebook

Maria Arraes percorre cidades do Agreste Meridional

Foto: Rafinha Soares

Na retomada do seu giro pelo interior de Pernambuco após o primeiro mês de mandato, a deputada federal Maria Arraes esteve neste sábado em cidades do Agreste Meridional. O dia começou em Garanhuns com um café da manhã oferecido pela vereadora Fany Bernal, com a presença de lideranças políticas e representantes de movimentos sociais. “Ao lado de Fany, a gente tem disposição em dobro pra fazer diferente e poder cuidar dessa cidade querida, entendendo que só junto do povo a gente consegue captar as demandas, para levar a Brasília e trazer de volta as melhores soluções”, afirma a parlamentar. 

Para a vereadora, o retorno de Maria Arraes a Garanhuns representa a continuidade de um trabalho de escuta ativa iniciado ainda na campanha eleitoral. “Esse é um mandato próximo dos movimentos e do povo. A maior prova é essa rodada de agradecimento aqui no Agreste. Esse momento conosco para colher as demandas é um exemplo de quanto Maria será combativa e atuante, como vem se mostrando desde o primeiro dia com os projetos de lei que já apresentou”, destaca Fany Bernal. 

Entre os PLs a que a vereadora se refere está o 442/2023, que torna permanente o laudo para síndromes e transtornos irreversíveis, como é o caso do transtorno do espectro autista (TEA). “Estou na torcida para que seja aprovado, porque a obrigatoriedade de renovar o laudo é uma dificuldade a mais que a gente enfrenta a cada dois anos para chegar ao mesmo diagnóstico, que é pra toda a vida. Precisamos avançar ainda mais com a oferta de terapias e profissionais especializados”, atesta Francis Bernal, mãe de uma menina de 9 anos com TEA. 

 

Outro grupo que expôs seus anseios foi o do Movimento Surdo do Agreste e da Associação dos Surdos do Agreste Meridional de Pernambuco (Asampe). “Nossa luta é por educação inclusiva e também para que possamos ter intérpretes de Libras na assistência à saúde. São direitos básicos da nossa comunidade que devem ser respeitados. Estamos felizes de ter uma deputada que nos representa”, diz a presidenta da Asampe, Diega Alves. 


Quem também ressaltou a importância de contar com uma parlamentar que legisla junto com a população foi a representante da militância Cores da Resistência e do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Hadassa Finelon. Viemos de um período nebuloso com um governo que deixou o povo abandonado. Precisamos do apoio de políticos que lutem por nós e estejam dispostos a nos escutar e a defender a população LGBTQIA+ e uma reforma agrária popular.”


Ainda estiveram presentes ao encontro apoiadores de Bom Conselho, como o vereador Geninho Tavares, o presidente do Sintraf , Nesário Filho, e as lideranças Gustavo Delanucci e Carlos Alberto, organizadores do Carnaval Zé Puluca. Lajedo foi representada por Evandro Melo; Brejão, por Salete e Cícero; e São João, por Janderson Calado, da Juventude do PT. Já de Águas Belas, estava o ex vice-prefeito, Agean Tenório. 


CAETÉS


Após entrevista na Rádio Jornal de Garanhuns, Maria Arraes seguiu para Caetés. Na terra do presidente Lula, a deputada foi entrevistada na Rádio Guarany e depois conversou com os integrantes da Associação dos Produtores Rurais do Sítio Macambira, onde ouviu demandas por barragem, poços, cisternas, equipamentos e insumos básicos para a produção. 


“Estamos trabalhando para fazer o homem do campo voltar a ser reconhecido pelo valor que ele tem, como nos tempos de Miguel Arraes e dos primeiros governos do presidente Lula”, discursou Maria Arraes, ao lado do presidente da Associação, Josemir de Branco, do vereador de Caetés Jocelino Ferreira de Miranda, do ex-vereador Galego e de outras lideranças, como Nego de Paizinho, Carlos Piano e Cláudia Ferreira.


BUÍQUE


A última visita do fim de semana foi à cidade de Buíque, onde Maria Arraes participou de entrevista a Tony Silva para a Live TV Buíque e se encontrou com lideranças locais, como Alex Silva Poeta. A deputada destacou a relevância da pecuária da cidade para a economia do Estado, uma vez que Buíque tem a segunda maior bacia leiteira de Pernambuco, depois de Garanhuns. 


Também esteve em pauta o investimento na infraestrutura e incentivo ao turismo no Vale do Catimbau, uma das maravilhas naturais de Pernambuco e segundo maior parque arqueológico do País, devido ao seu conjunto de pinturas rupestres.  “Esse é só o primeiro giro. Esperamos voltar com boas notícias assim que possível”, conclui Maria Arraes.


Informações: Mona Lisa Dourado


Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...