Advertisement

Facebook

Festival Chama Violeta chega a sua 5.ª edição


Quando decidiu voltar para a terra onde nasceu, no Sertão do Pajeú, em Pernambuco, a artista Odília Nunes sabia que precisava fazer algo para compartilhar com familiares e vizinhos tudo o que viu e aprendeu nos lugares por onde passou: Recife, São Paulo e Rio de Janeiro. Saiu em busca de formação na carreira que escolheu, o Teatro, e voltou com a mala cheia de arte, ideias e contatos de artistas que conheceu na jornada. Com isto, e o senso de empreendedorismo, ela criou o projeto NO MEU TERREIRO TEM ARTE, iniciativa que promove intercâmbio cultural, residência artística, festivais e ações formativas ao longo do ano no Sítio Minadouro, onde mora, na área rural da cidade de Ingazeira. O Festival Chama Violeta é uma dessas ações. 

Em sua 5ª edição, realizada de 4 a 6 de novembro, a programação deste ano prestigia o Teatro de Formas Animadas e leva para a comunidade 20 companhias e artistas solo de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Bahia, São Paulo e da Argentina, num total de 108 profissionais, entre artistas e técnicos. A parte formativa já começa na terça-feira, dia 1º, num total de 4 oficinas. “As formas animadas têm pouco espaço na programação dos festivais Brasil afora. Trouxemos espetáculos com bonecos, máscaras e objetos animados e as oficinas acompanham esse mundo, que também casa com o mote sugerido pela poetisa Francisca Araújo, que é A Chama da Resistência Brilha em nosso Festival”, afirma Odília, coordenadora do Chama Violeta. 

Além dos espetáculos e cortejos, o Festival promove sessões de cinema com exibição dos filmes Coágulo, de Juliana Notari, de São Paulo, e Memória do Futuro
de Juliana Notari e Odília Nunes – e shows musicais com Radiola Serra Alta, Revoredo e Agda Moura. Este ano, o Chama Violeta contou com financiamento coletivo e a parceria da Tronxo filmes, Aldeia Tear, Ateliê Bianca Habibb e da Rede Interiorana de Produtores, Técnicos e Artistas de Pernambuco (RIPA). 

PROGRAMAÇÃO | OFICINAS


Dia 01 (TERÇA-FEIRA) às 8h, na Associação de Moradores

Vizinha, vizinho meu BICHOS DO NOSSO TERREIRO, com Bianca Habib (São Carlos/SP) Sinopse: Um ateliê de cartazes, onde a artista-educadora convida a pensar com afeto sobre animais nativos que compartilham o espaço conosco. Vizinhas e vizinhos que moram ao lado, em cima, em baixo...perto. Através da técnica de estêncil e palavras que conectam suas existências às nossas, produzimos cartazes coloridos, que celebram os bichos da vizinhança e seus encantamentos.

 Dias 01, 02 e 03 (TERÇA A QUINTA) às 18h na Associação de Moradores

Elaboração de Miniaturas, com Julieta Hernández (Recife/PE)

Sinopse: A oficina propõe a construção de miniaturas articuladas para manipulação direta. Esse encontro pretende desenhar e construir boneco miniatura (15cm), entendendo os princípios básicos da sua construção.

 

Dias 03 e 04 (QUINTA E SEXTA) às 8h na Escola Municipal Bernardo Nunes.

Corpo de gente, cabeça de La Ursa, com Gustavo Cabriolar (Arcoverde/PE)

Sinopse: Construção da máscara e preparação do brincante para o cortejo de abertura do Festival Chama Violeta 2022. A vivência busca encantar crianças e jovens, através da comunicação lúdica, ao universo da brincadeira popular – desde a construção do brinquedo até o ato de brincar e saciar-se de alegria.

DIA 6 (DOMINGO) às 10h, na Associação de Moradores

ANIMAGAMI - origami de animação, com Eva Duarte (Recife/PE)

Sinopse: A oficina propõe experiências com dobras em pequenas e grandes proporções, de modelos simples e modulares, peças que se movem, giram, encaixam, pulam, voam, beijam. Ao longo do processo, vão surgindo ideias para utilização dessas peças como recursos cênicos, inclusive na palhaçaria.


PROGRAMAÇÃO | ESPETÁCULOS

Sexta – 04/11

16h - Concentração do Cortejo Terreiro de Mariquinha

Teatro de Lambe Lambe: Antonina Julia Campos / SP; Nussoken Romualdo Freitas / PE; Ester

– Odília Nunes / PE

17h – Cortejo até o terreiro da igreja com artistas presentes e alunos da oficina de La Ursa com Gustavo Cabral

18h A Flor do Mamulengo Água de Cacimba PE

19h Pifada da Zabé – Cibele Mateus, Isadora Mateus e Pablo Mateus – SP 19h30 Mundo em busca do Coração da Terra – Tropa do Balacobaco – PE 20h40 Radiola Serra Alta PE

Sábado – 05/11

17h Guigui João Rafael Neto BA

17h30 – Gabinete de Curiosidades – Cia Tu Mateixa Marionetes – SP 18h30 Reisado de Caretas – CE

19h30 Escuta e o pulso Juliana Notari / SP

20h30 - O Bonequeiro e seus bonecos bailarinos – Juan Saucedo PE

Terreiro de Odília:

20h40 Filme Coágulo - Juliana Notari / SP

21h30 O Arranjo da Filha do Doente – Cia Biruta – PE

 Domingo – 06/11

17h – Bafafá - Circo Muamba / AP-Argentina 18h – Urso Mimoso de Arcoverde 
19h – Agda Moura – PE

Terreiro de Odília:

20h Filme Memória de Futuro, de Juliana Notari (SP) e Odília Nunes (PE) 21h30 Revoredo - Te canto a canção - Revoredo/PE

Informações: Ana Nogueira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...