Advertisement

Facebook

Cida Pedrosa lança "Estesia", no 30º Festival de Inverno de Garanhuns.

Foto: Roberto Jaffier/Divulgação

Vencedora do Prêmio Jabuti 2020 nas categorias Livro do Ano e Poesia, com "Solo para Vialejo", a escritora Cida Pedrosa, natural de Bodocó, no Sertão do Araripe pernambucano, lança neste fim de semana, no dia 24, domingo, o seu primeiro livro de haikais durante o 30º Festival de Inverno de Garanhuns

Editado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) "Estesia" foi produzido no auge da pandemia de Covid-19 e traz, além dos poemas metrificados, fotografias que a própria poeta fez em casa e durante as caminhadas diárias que fazia com o seu cão.

Inspiração no isolamento
Cida transformou o período mais crítico da pandemia em momentos de contemplação e inspiração, resultando em 40 haikais. De acordo com a autora, "Estesia" surgiu da desaceleração. Do distanciamento de uma rotina de correria diária, para um dia a dia de incertezas e reflexões inadiáveis.

A autora conta que estava trabalhando em home office e em campanha para vereadora e saía para passear com o cachorro. Entre a tensão do confinamento e as notícias de inúmeras mortes, retomou um hábito da adolescência vivida no Sertão: o de contemplar a natureza e o meio. De sentir a cidade e os instantes. E decidiu registrar tudo e unir contemplação, fotografias e poemas. Às vezes, escrevia na rua mesmo, quando tirava as fotos, noutras, gravava áudios para escrever em casa. 

Da janela de seu apartamento no 12º andar, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, Cida Pedrosa percebeu o pôr do sol enclausurado. Os desejos presos no concreto. A flor que alimenta os pobres. Memórias foram surgindo aos quatro cantos, como a de sua terra, Bodocó, tão presente no cacto pendurado na varanda. 

SERVIÇO
Lançamento do livro "Estesia", de Cida Pedrosa
Quando: 24/07 (domingo)
Onde: stand da Cepe no 30º Festival de Inverno de Garanhuns, na Praça da Palavra Carolina Maria de Jesus, às 18h. Preço: R$ 25 (impresso) e R$ 10 (e-book)

Informações: Assessoria
 

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...