Produtores audiovisuais de Pernambuco têm até a próxima quinta feira (14/04) para se inscrever na quinta edição da Mostra Sesc de Cinema, projeto nacional que objetiva fortalecer a produção audiovisual, aproximando o público de novas obras e fortalecendo o setor audiovisual no Brasil. A iniciativa acontece em todas as regiões brasileiras e vai selecionar curtas, médias e longas metragens.

Para inscrever o filme, é necessário acessar o site www.sesc.com.br/mostradecinema, ler o regulamento completo e enviar os dados. Entre os requisitos, o candidato deve residir em Pernambuco, disponibilizar o acesso à plataforma de vídeo onde está hospedada a obra, que deve ter sido finalizada a partir de 1º de janeiro de 2020 e não ter entrado em exibição nos circuitos comerciais. Cada pessoa pode inscrever até dois trabalhos.

As obras serão analisadas por uma comissão técnica coordenada pelo Sesc e poderão ser indicadas para os panoramas Estadual, com exibição local; e Brasil e Infantojuvenil, que acontecerão somente de forma online ainda em 2022, mas que serão licenciados para exibição nas unidades do Sesc em todo Brasil, ao longo do ano 2023. O resultado será divulgado em agosto e as obras selecionadas vão integrar a Mostra Sesc de Cinema, que vai acontecer entre os meses de outubro e dezembro deste ano.

Além de ter a produção circulando pelas cidades, os indicados ao Panorama Brasil e Infantojuvenil receberão premiação de até R$ 5 mil e licenciamento da obra. “A Mostra Sesc é nossa principal ponte de diálogo com a produção nacional independente. Nesse momento, garantir incentivos e espaços qualificados de exibição, presencial e virtualmente, é fundamental. Estamos de pé mais uma vez e queremos conhecer e difundir ainda mais a produção audiovisual do nosso estado”, comenta Naruna Freitas, instrutora de Atividades Artísticas do Sesc PE. Em 2021, 21 produções pernambucanas foram selecionadas para compor a Mostra Sesc de Cinema local. Uma delas, “O bem virá”, de Uilma Queiroz, foi escolhida para o recorte nacional.

Claudio Rodrigues