Advertisement

Facebook

Governo do Estado e projeto Paço Criativo oferecem oficinas profissionalizantes para jovens da Funase e do Centro da Juventude

Ao todo, 400 jovens participam dos cursos voltados para as áreas de empreendedorismo e economia criativa. 

Foto: Wesley D'Almeida/Divulgação

Cerca de 400 jovens atendidos pelo Centro da Juventude de Santo Amaro e pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) iniciam nesta segunda-feira (29) oficinas profissionalizantes na área da economia criativa. As capacitações, que surgem a partir da parceria entre o Governo do Estado, Prefeitura do Recife e Paço do Frevo, fazem parte do projeto Paço Criativo, iniciativa voltada para a economia criativa e o empreendedorismo jovem.

Os jovens terão acesso a cursos de Cultura Empreendedora, Criação Audiovisual, Danças Brasileiras, Roadie e Comunicação e Marketing. As oficinas vão acontecer no Parque Profissionalizante Professor Paulo Freire, no Centro da Juventude de Santo Amaro e nas unidades do Case Cabo, Pirapama e Santa Luzia. Serão abertas 16 turmas com 25 alunos cada.

Para o secretário da SDSCJ, Sileno Guedes, a educação é o caminho mais sólido para encorajar e garantir oportunidades à juventude. “O principal objetivo do Governo do Estado é garantir oportunidade e permitir que os jovens tenham novas perspectivas de futuro, incentivando e proporcionando meios para que eles desenvolvam as habilidades necessárias para serem inseridos no mercado de trabalho. Por isso, nossos esforços têm sido em oportunizar a aprendizagem profissional, pois acreditamos que a educação é a ferramenta essencial para criação e reconstrução de projetos de vida e uma das engrenagens fundamentais para a garantia de direitos”, destaca o gestor.

A presidente da Funase, Nadja Alencar, aponta a importância da parceria como algo de extrema importância para a juventude acolhida nos equipamentos. “Será mais um instrumento de capacitação para nossos adolescentes, dando a oportunidade deles saírem capacitados para empreender e trilhar um futuro melhor”, pontua a gestora.

Centro da Juventude - O Centro da Juventude de Santo Amaro é um equipamento que faz parte do Programa Vida Nova, iniciativa que atua para a efetivação dos direitos humanos de adolescentes, jovens e adultos em situação de risco social e/ou pessoal e de rua, além de seus familiares. O Centro desenvolve atividades socioeducativas e socioassistenciais para cerca de 100 adolescentes e jovens encaminhados pelas redes socioassistencial e de garantia de direitos. O público, oriundo da comunidade de Santo Amaro e bairros adjacentes, têm entre 18 e 29 anos. É um espaço de aquisições progressivas e tem como objetivos contribuir para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, a construção e/ou ressignificação de projetos de vida e com a inclusão em programas sociais e demais políticas públicas setoriais.

Mariana Clarissa

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...