quinta-feira, 22 de julho de 2021

Cantor Adalberto em lançamento virtual do EP “Sispaiando” nesta sexta

Foto: Felipe Correia

O artista garanhuense Adalberto, expoente contemporâneo da palavra cantada do Agreste, realiza nesta sexta-feira (23) o show virtual de lançamento do seu primeiro álbum, o EP “Sispaiando”. Em clima intimista e permeado por sonoridades que exaltam as tradições do Nordeste, a live ocorre às 20h através da plataforma Ágora Sonora.

A voz e violão, Adalberto apresenta repertório autoral que evoca ancestralidade e reconhecimento das raízes afroameríndias e nordestinas. O músico interpreta as quatro canções que integram o EP, bem como outras composições autorais, e ainda canções de parceiros de caminhada artística. O show conta com a participação especial do músico Rogério Diniz, que também participou de uma das faixas do álbum.

"Sispaiando" chegou às plataformas digitais de streaming no último 29 de junho e, há aproximadamente um mês, a estreia solo de Adalberto vem ecoando pelas ondas da Internet. Na figura do trovador, o músico entoa narrativas musicais sobre existir e resistir enquanto agrestino, transpondo o universo poético do álbum para o palco virtual.


O ÁLBUM - Com direção musical de Julio Cesar Mendes, "Sispaiando" traz quatro composições de Adalberto. A faixa "Agreste Profundo", uma ode à região em que nasceu, com participações de Audejan, Gido Silva e Rogério Diniz, músicos parceiros de shows e encontros. Em "Descarrego", o artista divide os vocais com Almério, duo de libertação e orgulho em ser Agreste, tônica que permeia todo o EP. "É um canto de afirmação de um lugar, pra dizer: sou daqui e estou aqui, vivo e resistindo, afrontando a marginalização", diz.


Com incentivo da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, o EP traz ainda nova versão para a música “Capa da Costela” - milonga que Adalberto lançou como single em 2019, com produção de Vertin Moura - e a “Loa do Columinho”, cantiga em homenagem a um famoso ponto de encontro artístico na cidade de Garanhuns. O álbum, aliás, foi totalmente produzido na cidade, em uma decisão pensando em valorizar a cena musical local em tempos pandêmicos. “Esse EP é garanhuense mesmo”, atesta Adalberto.


O ARTISTA -  Natural de Garanhuns, Adalberto é cantor, compositor e violonista que cumula quase 10 anos de trajetória musical. Representa um dos cantadores mais promissores da nova geração, que revive e traz frescor à cultura da palavra cantada e da oralidade. Além da carreira solo, participa de projetos coletivos como os grupos Cantoria Crua e Cantigas de Grotão. 


SERVIÇO:

Live de lançamento do EP “Sispaiando”, com Adalberto
Sexta-feira, 23 de julho de 2021, às 20h

Em videoconferência pela plataforma Ágora Sonora

Ingressos: contribuição espontânea a partir de R$ 20

À venda no site https://agorasonora.com.br/ 


Milton Raulino

Nenhum comentário:

Postar um comentário