Advertisement

Facebook

Monólogo “Retalhos” estreia em temporada virtual nesta sexta

 Espetáculo solo com a atriz pernambucana Bárbara Souza reflete sobre a relação entre avó e netos através de lembranças da personagem Maroca, uma idosa de 82 anos.



Memória, ancestralidade e saudosismo se encontram no espetáculo virtual "Retalhos", encenação pernambucana idealizada e interpretada pela atriz Bárbara Souza, que estreia nesta sexta (16). A obra conduz o espectador por relatos, contações e recordações da personagem Maroca, uma idosa de 82 anos. O espetáculo fica em cartaz neste fim de semana (16, 17 e 18/04) e também no seguinte (23, 24 e 25/04), com exibições às 20h, no Zoom ou YouTube.

Com bom humor e leveza, "Retalhos" mostra uma realidade que tem se tornado comum durante a pandemia - idosos usando redes sociais e recursos tecnológicos. O espetáculo acontece na perspectiva de uma videochamada guiada pelo neto de Maroca. De um lado da tela, a personagem rememora bailes de carnaval, almoços de domingos, sobremesas, momentos e acontecimentos em família. Do outro está o público, que entra no papel de ouvinte dos testemunhos, que perpassam o envelhecer, a perda da memória, a nostalgia de tempos passados.

Construído a partir de vivências pessoais com sua avó, com direção de André Alencar, Bárbara Souza vinha trabalhando no monólogo há alguns anos. A princípio, resgatando memórias que levassem o público a refletir sobre a passagem do tempo e a relação dos jovens com pessoas idosas. Depois, durante a vivência no Curso de Interpretação para Teatro do Sesc, a atriz iniciou pesquisas sobre ações físicas e delineou a dramaturgia, a princípio pensada para os palcos, mas adaptada para o online devido à pandemia.

De caráter intimista e afetivo, "Retalhos" transita entre o ficcional e o documental. Por meio da narrativa, o público é levado a ativar lacunas emocionais, contornar ausências, transitar por diferentes épocas para repensar a relação com as pessoas de idade, deixando uma mensagem sobre a importância do respeito e da escuta a avós e avôs que representam a memória viva na construção de tantas gerações. O espetáculo tem incentivo da Lei Aldir Blanc, por meio da Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura, Governo de Pernambuco e Governo Federal.

SERVIÇO:

RETALHOS
Quando: Dias 16, 17, 18, 23, 24 e 25/04 às 20h.
via Zoom ou Youtube
Contribuição voluntária/ Ingressos via:


FICHA TÉCNICA:

Direção e Dramaturgia: Bárbara Souza e André Alencar
Atuação: Bárbara Souza
Iluminação: Fernando Rybka
Direção de Arte e Figurino: César Pimentel
Música e Sonoplastia: André Alencar
Produção: Camila Mendes
Identidade visual: Analice Croccia

Informações: Thaísa Espíndola/1000Tons Comunicação

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...