Advertisement

Facebook

Exposição Virtual “A Magia da Folia dos Bois e dos Ursos” traz a tradição carnavalesca da cidade de Arcoverde

Arte: Pj Torres
 

Começa neste sábado (20), a exposição virtual “A Magia da Folia dos Bois e dos Ursos” da fotógrafa Amannda Oliveira e do Produtor de Vídeo Pedro Rodrigo. A exibição acontece no Instagram @boiseursosdearcoverde e segue até o dia 30 de março.

Sobre a Exposição:  

Em Arcoverde, quando se aproxima Fevereiro, a magia da folia dos bois e dos ursos toma conta da cidade. Nos bairros, as crianças se unem e com os seus bois improvisados, alguns feitos de papelão, correm pelas ruas encantados com a brincadeira.
À noite, os ensaios das agremiações costumam arrastar dezenas de pessoas atrás das alegorias. Uma tradição que existe e resiste há 20 anos, e que ganhou protagonismo na folia de momo dando ao Carnaval da cidade o seu nome.
No princípio, havia o Boi Lavareda do saudoso Mestre Luiz Preto, o Boi Maluvido que fazia a festa no bairro do São Cristóvão e o Jaraguá Cafuné de Jimmy Webb que depois virou o Boi Cafuné, hoje o mais antigo em atividade.

Com o passar dos anos, a brincadeira se profissionalizou e muitas agremiações nasceram e se tornaram campeãs como o Boi Maracatu, Boi Diamante, o Urso Pé de Lã, o Boi Arcoverde, o Boi Boiolas, a La Ursa Rosinha, o Urso Branco, o Urso Mimoso, o Boi Estrela Solar, e tantos outros que fizeram o Carnaval ganhar um boiódromo para as competições no carnaval.

Foto: Amannda Oliveira

Em 2017, o Projeto do então deputado estadual Eduíno Britto dava a Arcoverde o título da Terra da Folia dos Bois e dos Ursos. Os nossos bois ano a ano se consagram campeões do carnaval de Pernambuco, mas a magia que nasce dos bairros não diminuiu. Algumas agremiações continuam a brincar e a ensinar crianças, jovens e adultos a história que conta a saga de Matheus e Catirina na difícil trajetória de ressuscitar o boi, assim como a importância do Urso , do caçador e o seu domador na brincadeira.

Foto: Amannda Oliveira

A exposição “A Magia da Folia dos Bois e dos Ursos” de Pedro Rodrigo e Amannda Oliveira vem mostrar através de vídeos e fotos, a magia da brincadeira sobre as crianças, os preparativos das agremiações para o carnaval e é claro, as apresentações na folia de momo.

A exposição é resultado de um trabalho de mais de 04 anos de vivência dos expositores com as agremiações.

A iniciativa conta com o apoio da Lei Aldir Blanc (LAB) e da Secretaria de Cultura de Arcoverde.

Sobre os expositores:

Amannda Oliveira é fotógrafa, blogueira há 12 anos, historiadora, pesquisadora de cultura popular, com formação nas áreas de comunicação e turismo e uma eterna contadora de histórias.

Pedro Rodrigo

Produtor e editor de vídeo e Fotógrafo. Trabalha há 20 anos com a produtora Viva Imagens desenvolvendo projetos culturais, empresariais e sociais para eventos privados, de marketing, associações culturais, agências de teatro e publicidade.

 Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...