Advertisement

Facebook

Conselho Municipal de Segurança de Arcoverde retoma atividades abordando projeto de vídeo-monitoramento e criação de guarda municipal


Com a retomada de suas atividades em 2021, por meio de videoconferência ocorrida na noite da última terça-feira (30/03), membros do Conselho Municipal de Segurança de Arcoverde – COMSA, e sua diretoria, abordaram o andamento do projeto de instalação de câmaras de vídeo-monitoramento na cidade, assim como a possível criação da guarda municipal.

Abrindo a ocasião, o vice-presidente Geovani Tenório de Brito falou um pouco sobre o retorno e importância do conselho municipal. Em virtude da pandemia da Covid-19, o COMSA ficou paralisado no ano de 2020, assim como a implantação de projeto de vídeo-monitoramento no município, que já havia sido tratado em reuniões anteriores e aguardava definições da reestruturação do referido conselho, existente desde o ano de 2019.

“Começamos a levantar essa questão, que foi discutida em reuniões e chegamos a falar com o então comandante do 3° BPM, Costa Junior, para a possibilidade de fazer um levantamento na cidade, para ver a quantidade de câmeras que comportaria o município. Foi feito esse trabalho muito bem elaborado pela Polícia Militar e apresentado em reunião do COMSA, pelo Major Vieira, e posteriormente o Major Costa Junior encaminhou um ofício ao conselho de segurança com o relatório da quantidade de câmeras que seria necessária para o município”, explicou o vice-presidente, que também explanou sobre dificuldades existentes para a implantação do projeto, definido inicialmente com 107 câmeras em pontos estratégicos da cidade.

Na videoconferência, os participantes puderam opinar sobre o processo que a implantação do projeto será tratada a partir das próximas reuniões mensais, envolvendo a formação de cronograma e também grupos de trabalho. “Além do vídeo-monitoramento, sempre foi um desejo de todos os participantes do conselho de termos a guarda municipal em nosso município. Uma coisa que se faz urgente e temos certeza que a criação da guarda municipal será uma importante ferramenta no aprimoramento da segurança de nosso município, a onde a guarda municipal juntamente com a Polícia Militar, Polícia Civil e demais órgãos irão incrementar a segurança”, afirmou o controlador geral interno da Prefeitura de Arcoverde, Aldenio Ferro, representando na ocasião o prefeito em exercício, Wevertton Siqueira (Siqueirinha).

A videoconferência reuniu mais de 20 integrantes do conselho e também contou com participações de representantes de iniciativas privadas, como o Banco do Brasil, do Lions Clube de Arcoverde, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), além de entidades da gestão municipal, a exemplo da Coordenadoria da Mulher e Coordenadoria da Juventude, que levantaram questões relacionadas às necessidades de melhorias na segurança pública disponibilizada em Arcoverde.

As reuniões mensais do COMSA ficaram estabelecidas para acontecerem na última terça-feira de cada mês. O próximo encontro do conselho está previsto para acontecer no dia 27 de abril, em horário e local ou por meio de videoconferência, que serão estabelecidos e divulgados com antecedência para todos os membros.

ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...